ARTICULISTAS

Academia das Academias

João Eurípedes Sabino
Publicado em 07/04/2022 às 20:02Atualizado em 18/12/2022 às 18:59
Compartilhar

Amanhã, dia 09/04/2022, sábado, será um dia histórico para as Academias de Letras do interior de Minas Gerais. Teremos em Araxá a primeira assembleia para a criação de uma entidade que congregue os sodalícios espalhados pelos nossos diversificados rincões. “Minas são muitas, porém poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais”, sentenciou Guimarães Rosa. É hora de mostrarmos os nossos perfis.

No meio literário, comenta-se que geograficamente nem tanto, mas, em matéria de escritos, o interior mineiro está bem longe da capital do Estado. Tanto é assim que escritores ficam indefinidamente à espera de vagas para entrarem na Academia Mineira de Letras. Não querem chegar lá por favores, mas pelo alto quilate literário que possuem. Em seus currículos constam obras e prêmios de incalculáveis valores. Omitirei nomes por serem tantos e, assim, evitarei cometer injustiças.

Nossa nova entidade vem com propostas inovadoras. Uma que ainda não vi, mas que cabe plenamente na planilha que embasará o estatuto ou regimento interno é: ideias podem ser divergentes, mas não ao ponto de colocar em risco o existir da entidade. Uma comissão conciliadora deverá entrar em ação e a bandeira a ser defendida será sempre a paz entre os membros. Esta ideia pode e deve ser aprimorada.

Ficará no passado o tempo em que as Academias de Letras, hoje desamparadas, passarão a ter força e poder de decisão junto aos governos. Não por acaso, escritores sempre são chamados a opinar quando o assunto é cultura. Disse Edward Bulwer/1839: “A pena é mais poderosa do que a espada”.

Que a futura Academia das Academias mostre a que veio e nunca atue fora dos sadios propósitos que a fazem nascer.

João Eurípedes Sabino

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por