ARTICULISTAS

História digna de virar livro

João Eurípedes Sabino
Publicado em 09/12/2021 às 18:11Atualizado em 19/12/2022 às 01:01
Compartilhar

Gilberbet Chaves de Oliveira é o nome dele. Arquiteto, nascido em Salvador/BA no dia 29 outubro de 1927. Homem de bem, profissional talentoso, daqueles que a vida nos reserva pouquíssimas oportunidades para conhecermos outros de perfil semelhante. É regularmente inscrito no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia.

O que terá feito o mestre Gilberbet para merecer esta crônica concebida com singeleza, porém fluída dos meus ventrículos cardíacos? Wesley Borges de Oliveira e Jefferson Carlos da Silva Costa, militares da nossa PMMG, com Gilberbet, formam o trio de protagonistas do episódio descrito a seguir.

Dr. Gilberbet, num momento de desmemória, próprio da idade, entra num ônibus em Salvador pensando se tratar de um coletivo. Seguiu com destino a Brasília e lá tomou outro ônibus rumo a São Paulo. Aí começa a história digna de virar livro.

Parando em Uberaba no raiar do dia 05/02/2021, desce o homem num Posto da Rede Grall sem saber onde estava e, angustiado, tentava articular suas ideias, mas poucos se dispunham a ouvi-lo. Entram em cena os militares mineiros e Wesley é “convocado” para fazer ao arquiteto o mesmo bem que certa vez fizeram ao seu saudoso pai. Depois de inteligentes diálogos, a confiança de Gilberbet é conquistada. Sua família já o procurava há oito dias e a chance de revê-lo parecia nula. A tecnologia permitiu que o nome e a imagem do “desaparecido” corressem o mundo em segundos. Sargento Wesley Borges, num gesto humanitário, levou o doutor arquiteto para casa e aguardou a vinda de seus familiares para concluírem o feliz resgate.

Não somos nós que escolhemos as missões para serem cumpridas. Elas, sim, é que nos escolhem. Bastaria que o ônibus não parasse em Uberaba e o desfecho seria outro literalmente diverso. Melhor ou pior? Quem sabe?

Gilberbet Chaves de Oliveira é arquiteto famoso e projetou a casa dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, hoje Museu que conta a história do casal e sua produção artística e literária. No clássico Dona Flor e Seus Dois Maridos, Gilberbet é um dos personagens citados pelo ilustre acadêmico.

As oportunidades existem, mas é necessário estarmos preparados para aproveitá-las. Wesley Borges pagou com o bem o bem que um dia fora feito ao seu querido pai.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por