ARTICULISTAS

Linguagem neutra

João Eurípedes Sabino
Publicado em 19/11/2021 às 17:56Atualizado em 18/12/2022 às 16:58
Compartilhar

 Confesso que não estou entendendo aonde os entendidos em filologia, linguística ou gramática querem chegar. Sem entrar no mérito, estou aqui para aprender e com isso não falar asneiras.

Tivemos uma reforma ortográfica em 2009, surgida de um acordo entre os Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Absorvi do grande colunista Ruy Castro que as dificuldades continuam, tanto que é difícil adequar àquelas mudanças, apesar de passados 12 anos. Ou seja, não assimilamos bem ainda o que foi elaborado entre países que falam a mesma língua.

Nas reformas ortográficas, a Academia Brasileira de Letras sempre é chamada a emprestar seu foro e, assim, o novo palavreado é lançado na praça. Desta vez, estou vendo o Sodalício literalmente calado.

Estados da Federação, dia desses, receberam do Supremo Tribunal Federal delegação para legislar sobre a Covid-19 e outros assuntos. Hoje estão impedidos (em caráter liminar) de proteger o nosso idioma pátrio. Rondônia teve cassada lei que proibia a Linguagem Neutra no âmbito de suas escolas públicas e particulares. Quatorze outros Estados estão na mesma mira.

Afinal, no que importariam as mudanças? Ou, qual seria o ganho real para a sociedade, se ela, a grande beneficiária, sequer está sendo ouvida. Defendo as inclusões em todos os sentidos, mas pergunto como eu escreverei a frase a seguir? Juraci é um aluno aplicado, por isso é bem avaliado. Seria assim? Juraci é um alune aplicade, por isso é bem avaliade.

Nessas horas me vem à recordação o saudoso amigo Padre Prata, que abominava palavras inventadas para complicar a vida do leitor. Não sei se vou me acostumar com tanta modificação!

De uma professora (que não declinou o nome), nas redes sociais, anotei: “E mesmo que fosse o caso, o português não aceita gênero neutro. Vocês teriam que mudar um idioma inteiro pra combater o preconceito”.

Temos prioridades para cuidar. A linguagem neutra é prioritária?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por