ARTICULISTAS

É difícil dizer estas palavras

João Eurípedes Sabino
Publicado em 02/09/2021 às 19:35Atualizado em 19/12/2022 às 02:15
Compartilhar

Estamos em clima de eleições na Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Das missões que desempenho à frente da nossa querida Casa de Letras, a mais difícil, diria, espinhosa e dolorosa, é a de ver um Acadêmico ou Acadêmica partir para a eternidade. No ano de 2021, fomos envolvidos pela tristeza de nos despedirmos de Luiz Gonzaga de Oliveira (Cadeira nº 15) e Valdemes Ribeiro de Menezes (Cadeira nº 36).

O primeiro (Gonzaga) aqui nasceu, viveu e reside eternamente. O segundo (Valdemes) era natural de Ituiutaba, transferiu-se para Inhumas/GO e lá repousa para sempre. É difícil dizer estas palavras...

“As Leis Supremas são inexoráveis e a vida tem que continuar”. Não fossem essas máximas universais, por certo que eu não teria sido designado para viver esta dura realidade. De mãos dadas, vamos preencher as duas vagas, porém substituir Gonzaga e Valdemes jamais o faremos. Por quê? É porque cada ser humano é uno e, por isso, insubstituível.

Aqui uma confissã desde o dia 18/03/2020, estamos com o nosso Sodalício fechado em função da pandemia do Coronavírus, ou da Covid-19. Naquela semana (20) teríamos a posse solene de Ani de Sousa Arantes Santos e Luiz Gonzaga de Oliveira. No ano em curso faleceram Luiz e Valdemes Ribeiro de Menezes. Os que me conhecem um pouco podem avaliar o quanto me dói entrar em nossa sede, sozinho, e ver os livros e arquivos todos cobertos. Não nos reunimos mais. Receber visitas individuais sim, mas em grupos, nem pensar.

Oxalá, os dois novos Acadêmicos ou Acadêmicas a serem eleitos no dia 16/10/2021, depois de cumprir os postulados estatutários, possam trazer suas alegrias para somar com a nossa e, ato contínuo, acabe a pandemia para reacendermos a luz que ilumina a aura da nossa Academia. E, ao completar 59 anos, no dia 15/11/2021, nossa Casa Literária possa se sentir literalmente aberta, com a liberdade permeando todo o seu âmbito.

Que venham dois irmãos ou irmãs, compromissados, para nos chamarmos mutuamente de nossos.

João Eurípedes Sabino

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por