ARTICULISTAS

Parque Fernando Costa, 80 anos!

João Eurípedes Sabino
Publicado em 05/05/2021 às 18:52Atualizado em 18/12/2022 às 13:37
Compartilhar

Estamos em plena semana de comemoração dos 80 anos do Parque Fernando Costa, aberto em 1º de maio de 1941 e inaugurado no dia 10 pelo presidente Getúlio Vargas. Presidia a então Sociedade Rural do Triângulo Mineiro o advogado e pecuarista Dr. José de Sousa Prata.

Cravamos um marco em nossa história também com as presenças, dentre outras, do governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, com secretários, e do ministro da Agricultura, Fernando de Sousa Costa. Whady José Nassif era o prefeito de Uberaba. A missão de orador oficial fora confiada ao advogado Dr. José Mendonça.

Falar sobre o Parque Fernando Costa é me referir ao grande clarão que revelou Uberaba ao mundo como ponto de encontro da pecuária nacional e internacional. Daqui o zebu se espalhou Brasil afora e extrapolou fronteiras. A longa série de Presidentes da República, Chefes de Estado e Governadores que o visitaram comprova o prestígio da classe pecuarista.  

Acompanho de perto as suas evoluções há mais de seis décadas. Já o citei em livro, poemas, crônicas e artigos. Rendo-lhe hoje as minhas homenagens no seu 80º aniversário e confess sem você, Parque Fernando Costa, Uberaba não teria recebido tantas visitas ilustres e quiçá Chico Xavier tivesse escolhido outra cidade para exercer o seu mister. De suas entranhas saíram grandes decisões no cenário político brasileiro.

No seu seio está o Museu do Zebu, grande repositório da história de heróis que arriscaram suas vidas cruzando mares, para termos hoje a hegemonia das raças que fizeram do Brasil o grande alimentador do mundo. Não consigo caminhar em suas vias sem reverenciar dois símbolos do seu verde: as árvores sapucaia e sete-cascas (esta, imune de cortes).

 Roberto Carlos, no Galpão Multiuso, apresentou-se em Uberaba pela última vez. Lembro-me que voei alguns metros para apanhar uma rosa vermelha, lançada por ele ao público. Quantos astros também em seus palcos se apresentaram! Justas homenagens vi serem prestadas aos benfeitores da agricultura e pecuária, cujos feitos estão gravados na história.

Por que você permanece incólume apesar das 80 primaveras? É porque os que lhe cuidam o fazem com o mesmo carinho dos antecessores. Salta aos nossos olhos a sua supremacia por sediar a entidade brasileira, referência do setor, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. Aplausos a você, Parque Fernando Costa!

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por