ARTICULISTAS

A jade da Academia

João Eurípedes Sabino
Publicado em 15/04/2021 às 21:07Atualizado em 18/12/2022 às 13:03
Compartilhar

Amigos e amigas. Precisamos incrementar nossas manifestações com mensagens amenas e edificantes que possam suavizar o nosso estresse.  Cada um doa a sua parte e aqui estou eu doando o possível.

Os rimadores sempre são chamados a dar suas contribuições nos momentos em que a humanidade mais necessita. Mirando o majestoso caramanchão existente na sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, não tive como desviar o meu foco. Cachos imensos da flor jade dependurados formam um visual indescritível. Fluíram-me, então, as rimas a seguir:

A JADE DA ACADEMIA: Em abril ela floresce    exuberante / Com sua cor laranja forte irradia / Beleza em tom lindo e deslumbrante / É a Jade em cachos da Academia. De repente muda a cor do cenário / Tons se combinam em harmonia / Faz do ambiente lugar templário / É a Jade em cachos da Academia. Enchem os olhos ao ser vistas / Flores compõem linda policromia / Poderão ser pintadas por artistas / É a Jade em cachos da Academia. Reina absoluta sem concorrentes / Mostra-se com singular soberania / Deus e ela estão juntos presentes / É a Jade em cachos da Academia.

Caramanchão idêntico ao nosso está em frente a um dos restaurantes do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, santuário esse criado em 1808 por Dom João VI. Aficionado por plantas exóticas, sua majestade importou da África a jade em várias modalidades. Nosso jardim, com 106 anos, deve ter recebido de lá algumas sementes ou mudas.

Em A JADE DA ACADEMIA, tive a chance de rimar Academia com Pandemia, mas não fiz de propósito ao lembrar que ambas são extremamente antagônicas. Optei por falar só da flor que rima com amor.

Não sei quantas vezes abordei aqui as crianças, os idosos, os animais silvestres (o último foi o Bem-te-vi em “Vale a pena arriscar”), a água, a árvore, o ar, a terra, etc. O meu fraco é associar todos eles tendo o ser humano como regente, por ele ter sido feito à imagem e semelhança do Criador.

A JADE DA ACADEMIA me fascinou e doravante estará no time das minhas preciosidades.

PS: imagino o ator Milo Sabino declamando A JADE...       

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por