ARTICULISTAS

Mensagens que levam o bem

João Eurípedes Sabino
Publicado em 11/03/2021 às 21:11Atualizado em 18/12/2022 às 12:44
Compartilhar

Já falei aqui, reiteradas vezes, que devemos ficar longe dos pensamentos alarmistas e, igualmente, mantermos distância dos negativos. Há quem fabrique ou passe notícias sempre agigantando seus tamanhos e outros veem tudo de cabeça para baixo, só repassando o que seja destrutivo. A junção do alarmista com o negativo resulta no desintegrador social.

A fase atual que atravessamos é um prato cheio para a disseminação de notícias, reais ou não, que caem como luvas nas mãos de quem gosta de alardeá-las. Nesse cenário em que as notícias sobre mortes por Covid moram na boca da maioria dos viventes, os vulneráveis a esse tipo de assunto sofrem muito, sem saber a causa. Tais notícias são ervas daninhas que nada acrescentam no terreno psicológico onde são plantadas: a mente.

Em contato com um amigo que por mais de cinquenta anos está atrás do balcão de uma farmácia, fiquei sabendo que os antidistônicos e ansiolíticos alcançam vendas nunca vistas antes por ele. A matéria-prima está com os alarmistas e negativistas, aí por toda parte. Haja assuntos para eles!

Precisamos dar uma trégua a nós mesmos. E como fazê-lo? Tudo que possa poluir o nosso estado emocional deve ser evitado. E evitar como? Cada um sabe o que de mal lhe acontece quando recebe ou passa uma notícia ruim. Selecionar o mau assunto e descartá-lo de pronto é a boa técnica, antes que ele se alastre por todo o nosso sistema mental.

Insônia, ansiedade, cefaleia, pânico, febre, taquicardia e outros males, podemos sentir e não termos contraído a Covid. Ou, por outro lado, não estamos isentos de contraí-la, quem sabe? “Muita calma nessa hora!”, diria o amigo Márcio Elias da Silva.

Quando esta crônica estiver sendo veiculada, imagine você, ouvinte, quantas vezes a palavra Covid deve ter sido pronunciada mundo afora? Não quero ser negacionista, mas é hora de enfraquecermos a Covid, partindo para o ataque (usando a tese do médico Dr. Heleno de Sousa Araújo), pois até agora só fizemos defender, defender e defender. E falarmos mais de coisas edificantes. Benditas sejam as mensagens que levam o bem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por