ARTICULISTAS

Obrigado, Mestre Ademar Agrelli

João Eurípedes Sabino
Publicado em 06/03/2021 às 17:48Atualizado em 18/12/2022 às 12:35
Compartilhar

Revendo meus alfarrábios escolares de 1963, encontrei várias preciosidades. Uma delas é um caderno com espiral tendo uma tarja na capa indicand Português.

Na primeira página está o nome do meu impecável mestre Ademar Agrelli, que, além de nos preparar para dominarmos o nosso idioma, tinha o ideal de ver seus alunos encaminhados. Se nos tornássemos escritores, melhor ainda!  Dizia ele com frequência: “Se querem aprender a escrever, leiam, leiam e leiam!”. Alguns de nós, assim como eu, ouviram aqueles conselhos paternos e materializaram o sonho de Agrelli.

“Amor com amor se paga / Assim diz um pensamento / Eu porém já ando pobre / De esperar tal pagamento”. De quando em quando topei com o meu velho caderno, lia esta trova e sempre a curiosidade me vinha: quem será o autor poeta?

No dia 14/12/2018, tive a curiosidade saciada quando recebi a visita do escritor José Márcio de Melo na sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, que me presenteou com seu livro “Outono dos sonhos vermelhos”. Portava ele também a obra “Tela de Cantigas”, cujo autor é o meu mestre Ademar Agrelli. Lá na página 11, para minha surpresa, está a trova que anos a fio aguçou minha curiosidade: “Amor com amor se paga...”, junto a outras 99 prefaciadas pelo ícone Santino Gomes de Matos, seguramente um dos maiores filólogos que Uberaba conheceu. “Ademar Agrelli atende as velhas e humaníssimas solicitações da alma e do coração”, sentenciou Santino. 

E o que fiz com o meu surrado caderno? Guardei-o até o dia 11/02/2021, quando o mostrei ao geriatra Dr. Galvani Salgado Agreli. Rendi diante dele as minhas homenagens a seu pai, que me ensinou o hábito de ler, ler e ler. Daí o meu amor pela escrita! Obrigado, mestre Ademar Agrelli! 

“Na verdade escrevo trovas / Mas num penso em escrever / É coisa que só se faz / Quando nem pensa em fazer”. Quem será o poeta, autor? É outra resposta que pretendo obter, mas que eu não demore tanto...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por