ARTICULISTAS

­­­­­­­­Pensamento original

João Eurípedes Sabino
Publicado em 10/02/2021 às 20:13Atualizado em 19/12/2022 às 04:52
Compartilhar

Hoje, honrosamente, cedo o meu espaço ao amigo Dr. José Rodrigues de Resende, para que ele possa narrar com propriedade a ideia por ele concebida de se criar a Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

Eis a sua narrativa: “Cheguei a Uberaba em 1940, aos nove anos de idade. Meus saudosos pais, Onofre da Cunha Rezende e Maria Rodrigues da Cunha Resende, decidiram vir de Guaxima, distrito de Conquista, em busca de novas oportunidades. A vida aqui era bem diferente da que eu tinha experimentado até então. Se lá, o cuidado com a terra tomava nossos dias, na cidade a educação era o caminho para concretizar o sonho de ajudar a família.

Uberaba era a capital do Brasil Central, uma terra com verdadeira efervescência política e cultural. Daqueles primeiros anos, entre tantas recordações, me lembro que no final dos anos 40 criamos a UEU – União Estudantil Uberabense, ambiente aquele onde os jovens participavam ativamente das discussões sobre os temas relevantes do momento.

Sem abandonar os estudos, consegui um emprego no Jockey Club de Uberaba, onde passei a ter mais contato com grandes personalidades, como por exemplo, José Mendonça, Santino Gomes de Matos, Quintiliano Jardim, Victor de Carvalho Ramos, Ruy Novaes, Jacy de Assis e tantos outros. No final do curso científico montei com grandes companheiros da UEU, a Revista do Estudante de Uberaba, onde tive a oportunidade de escrever alguns artigos.

Em seu segundo número, página 17, editado no mês julho de 1953, publiquei um artigo sugerindo a criação da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. Uberaba, grande cidade do interior do Brasil, precisava ter uma casa que congregasse os intelectuais da nossa região. A ideia era construir um espaço onde os grandes triangulinos pudessem se reunir, discutir os diversos assuntos de interesse social, além de, é claro, mostrar e dar publicidade às suas obras literárias.

Hoje vivencio uma bela cena, a Academia de Letras do Triângulo Mineiro está aberta, funcionando desde 15/11/1962, reunindo quarenta das mais brilhantes mentes da nossa região. Preciso ressaltar o meu orgulho de ver na presidência um idealista, Dr. João Eurípedes Sabino, pessoa que conheci menino e que tive a oportunidade de ser seu colega no Ministério do Trabalho e Emprego. Com grande tranquilidade, posso atestar a inteligência e amor ao que faz. Viva a ALTM!”. Assinad José Rodrigues de Resende.

Caro mestre e amigo; ser eternamente grato às suas deferências é o mínimo que me cabe fazer. Ao comemorar os seus 90 anos em 12/02/2021, a Academia de Letras do Triângulo Mineiro lhe cumprimenta e agradece por ter concebido o pensamento que a originou. Nosso abraço fraterno!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por