ARTICULISTAS

Toque.com.carinho

João Eurípedes Sabino
Publicado em 02/01/2021 às 12:21Atualizado em 19/12/2022 às 05:22
Compartilhar

Fazendo um balanço, me dei conta de que já fiz referências nesta página às estátuas e bustos a seguir mencionados: Getúlio Vargas, Benedicto Valadares, Andarilho São Bento, Major Eustáquio, Dr. Henrique Kruger, Fidelis Reis, Princesa Isabel, Eurico Gaspar Dutra, Capitão João Araújo da Silva, Hildebrando Pontes, Mário Palmério, Zumbi dos Palmares, Quintiliano Jardim, Dr. José de Oliveira Ferreira, Juscelino Kubitschek de Oliveira e Professora Eunice Puller. Pretendo estender minha lista. Afinal ninguém merece ser estátua, busto ou monumento sem que seus méritos o avalizem para tal.

Hoje falo da estátua que retrata uma ave dinossauro que por aqui viveu entre 70 a 60 milhões de anos: o Maniraptora. Fui à praça Manoel Terra visitá-la e, de longe, tive a sensação de estar vendo um ser animado, tal é a precisão da obra do paleoartista Rodolfo Nogueira. Outras esculturas farão parte do cenário cultural de Uberaba, expostas a céu aberto.

Eis a mensagem que recepciona os visitantes: “Esta é uma mãe Maniraptora zelando pelo seu ninho de ovos alongados. Sua garra fóssil foi encontrada em Peirópolis e seu corpo deveria ser coberto de plumas. Toque com carinho!”

Qual não foi a minha surpresa quando constatei que a referida mensagem não foi bem captada. Alguns dos ovos estavam quebrados e me pareceu que outras partes da obra sofreram vandalismo. Não tocaram na estátua com carinho...

De pronto imaginei a tristeza dos amigos José Carlos Borges Ribeiro, Rodolfo Nogueira, além de outros não menos dedicados à causa para vermos consolidado o nosso Geoparque. Recordei-me da agressão que sofreu a estátua do andarilho São Bento, quando a sua mão esquerda foi literalmente mutilada. Graças ao escultor Zelitto, no lugar da fratura exposta existe hoje um pão francês, que por dentro oculta estrutura reforçada de concreto armado.

Os iconoclastas estão de plantão. As estátuas, bustos e monumentos não podem ficar enclausurados entre muros ou altas grades para afugentá-los. A educação sim, é o elemento que deve agir na mente dos propensos à destruição. Com paciência, os praticantes do vandalismo serão vencidos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por