ARTICULISTAS

Em socorro da vida

João Eurípedes Sabino
Publicado em 24/09/2020 às 19:39Atualizado em 18/12/2022 às 09:45
Compartilhar

No momento exato, a Providência toma a providência. Que a chuva continue e as queimadas parem. Sucesso nas operações! Abraço fraterno. Com as frases anteriores me comuniquei no dia 22/09/2020 pela manhã com o amigo tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sediado em Uberaba.

Calor próximo a quarenta graus Celsius, fogo se alastrando muitas vezes por obra humana e a situação querendo sair de controle. O Bombeiro Militar (homem e mulher) enfrentando essas e outras fases mantém a confiança inabalável na Providência. Passar perto da morte é rotina para ele, como rotina também é, com sua vida, salvar a de alguém.

Com o número de ocorrências excessivamente aumentado, pessoas malfazejas agindo, céu com ausência de nuvens, serviço de meteorologia sem previsão de chuvas, o que resta ao Bombeiro? Confiar na Providência. Eis que na madrugada de 22/09/2020, ouço o som discreto de algo que caía sobre o telhado. A princípio não admiti, mas era ela, a chuva. Não vai passar de algumas gotículas, imaginei. Engano meu. O dia foi todo molhado, com alguns intervalos de sol, a região se beneficiou e a natureza voltou a sorrir...

O noticiário ficou desfalcado de queimadas e a temperatura baixou tornando o viver confortável. A chuva que antes parecia estar tão longe, sequenciou e, no auge das queimadas, trouxe alívio para os incansáveis Bombeiros. Férias suspensas, sobrecarga de trabalho, riscos inerentes à atividade e tentativas de estar em dois lugares ao mesmo tempo, estão sendo direcionados para o normal. Mesmo assim o nosso Bombeiro não esmorece porque sua missão é salvar a vida e essa não tem hora para pedir socorro. Aqui o nosso reconhecimento aos demais órgãos de correlatos.

Saudade dos anos sessenta, quando das salas de aula do Colégio Dr. José Ferreira, às 22h, ouvíamos o toque de silêncio no Quartel do Corpo de Bombeiros situado na praça Aurélio Luiz da Costa. Há 54 anos, portanto, iniciei minha admiração pela tropa que, perdoando o trocadilho, “só não faz chover”. Essa Atividade Suprema ele, o Bombeiro, reserva para as Leis da Providência.

Abramos caminho para os Bombeiros, pois, ao passarem, estão eles sempre vindo ou indo em socorro da vida!                                

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por