ARTICULISTAS

Posses na Academia

João Eurípedes Sabino
Publicado em 04/09/2020 às 08:09Atualizado em 18/12/2022 às 09:15
Compartilhar

Nosso sodalício - Academia de Letras do Triângulo Mineiro - está deveras engalanado, não obstante estarmos quase que literalmente sem o contato presencial desde o dia 20/04/2020, quando teríamos a posse dos acadêmicos Ani de Sousa Arantes Santos e Luiz Gonzaga de Oliveira.

Ambos foram eleitos no dia 11/01/2020 por escrutínio secreto. Todavia, cumprindo as normas sanitárias impostas pela pandemia do coronavírus e mais, consultado o plenário da Instituição, a direção ouviu o eco da unanimidade e a posse na condição de Membros Efetivos foi adiada. Com data em aberto, tudo deveria ocorrer quando o confinamento abrandasse suas regras. Tais regras não cederam e a posse de Ani ocorreu no dia 02/09/2020 e a de Luiz Gonzaga se dará hoje 04/09/2020.

Acostumados a assistir posses formais, inclusive com os protagonistas em trajes de gala, ou seja, portando suas pelerines azuis com detalhes dourados, tivemos de nos conformar com a ausência de público, esse extremamente valioso por ser constituído de familiares, amigos e admiradores. O que é simples também pode ganhar grandes contornos, se a forma de alcançá-los corresponde ao seu significado. As duas posses ora mencionadas ficam nos anais da história como sendo os eventos, cuja Covid-19 afastou o público, mas aproximou os corações.

 A beleza do ato oficial marcou e marcará pelo Juramento do Acadêmico lido após a assinatura do Termo de Posse. Senão vejamos:      

“JURO, na condição de Acadêmico(a) da Academia de Letras do Triângulo Mineir 1 - Amar, respeitar e defender a Instituição, além  de cumprir os seus Estatutos. 2 - Concorrer para a preservação do seu patrimônio material e imaterial. 3 - Defender a cultura em todos os sentidos. 4 - Manter minha conduta de forma condizente com os postulados acadêmicos. 5 - Ter meus confrades como irmãos e tudo fazer em consonância com eles para elevarmos a Academia e sermos dignos da imortalidade. 7 - Assim o prometo!”

Temos absoluta certeza de que Ani de Sousa Arantes Santos e Luiz Gonzaga de Oliveira, ao realizarem o sonho acalentado há tempos, caminharão em mão dupla com a Academia, ou seja, entraram na Instituição e ela entrou em seus corações. Que essa caminhada prossiga eternamente.           

Aplausos de Uberaba, com as boas vindas de seus pares da Academia de Letras do Triângulo Mineiro!  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por