ARTICULISTAS

'Vozes dos alunos'

João Eurípedes Sabino
Publicado em 29/08/2020 às 21:22Atualizado em 18/12/2022 às 09:05
Compartilhar

Nesse tempo de pandemia, quem toma para si a palavra crise e a transforma em “crie-se”, consegue ficar cara a cara com o sucesso e acaba experimentando-o.

É o caso da Escola Estadual São Benedito sediada em Uberaba/MG e dirigida pela professora Uiara Rodrigues Mota que, diante da ausência presencial dos alunos imposta pela pandemia do coronavírus e sentindo a precisão de motivá-los, mesmo em casa, aquele educandário usando a criatividade, agiu rápido. Criou o projeto “Vozes dos alunos”, engenhado pela professora Amanda Rus, visando fortalecer o vínculo deles com a escola. E conseguiram angariar adesões além das expectativas.

De um lado; professores, alunos e demais funcionários da instituição imbuídos do propósito de quebrarem a monotonia. Lado outro, convidados de peso se dispuseram gravar vídeos contando suas histórias de vida e estimular os alunos a usarem o livro, mesmo à distância. O cartunista Maurício de Sousa (pai da turma da Mônica), em emocionante mensagem e revelando-se feliz, enalteceu a importância de os alunos valorizarem esse momento mágico, ler bastante, estudar e assim realizar seus sonhos atingindo os objetivos como cidadãos. Maurício de Sousa falou como pai.

O astronauta e ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes, de livro em punho, contou sua história de desafios desde a infância. Mostrou que tudo é possível se lermos e estudarmos. Enfatizou que as oportunidades não estão por aí; nós sim as criamos através do conhecimento e do esforço a mais que esperam de nós. Aos 14 anos; de manhã, cursava eletricidade no Senai, à tarde trabalhava na Rede Ferroviária Federal como eletricista aprendiz e à noite estudava eletrônica no Colégio Técnico Profissionalizante. Seu sonho era voar e devido ao custo alto do Aeroclube de Bauru/SP, optou por prestar concurso na Academia da Força Aérea, onde se formou oficial aviador. Daí pra frente a sua dedicação lhe permitiu ser selecionado entre centenas de colegas na FAB para ser astronauta e hoje é ministro de estado. Pontes, sem dúvida, é referência para os jovens!           

O rapper, compositor e escritor Gabriel, o Pensador também abraçando a causa, enviou seu vídeo motivacional à Escola Estadual São Benedito. Enalteceu o projeto “Vozes dos alunos” e conclamou a todos para que produzam textos, poesias, ideias e pensamentos. Tudo isso a partir do livro! Gabriel não só é energia pura, como também a transmite!

Projeto “Vozes dos alunos”: num primeiro momento era quase pontual, mas eclodiu e extrapolou as fronteiras de Uberaba alcançando rincões antes inimagináveis. A Academia de Letras do Triângulo Mineiro saúda a Escola Estadual São Benedito que hoje é referência!    

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por