ARTICULISTAS

Pensando em ti

João Eurípedes Sabino
Publicado em 26/06/2020 às 07:00Atualizado em 18/12/2022 às 07:21
Compartilhar

“Eu amanheço pensando em ti. Eu anoiteço pensando em ti. Eu não te esqueço. É dia e noite pensando em ti.” O título desta crônica é parte da música de Davi Nasser e Herivelto Martins, interpretada por Nelson Gonçalves em gravação de 1957.

Eu gostaria de usar tal música noutra ocasião, mas...

Se o cronista disser que não amanhece, anoitece e não esquece dia e noite a pandemia do coronavírus, por certo que a sinceridade não lhe ocorre. Como esquecê-la, se conseguiram paralisar uma parte da nossa mente como se nos causassem certa psiquiálise? Há como que um congelamento mental reservado ao dito vírus, com pouco espaço para raciocínios. E esses, quando ocorrem, passam antes pelo bombardeio de notícias recebidas. Já não basta a realidade que nos assola e ainda carregam nas doses!

Ainda bem que em cada ser humano há um coração e nele mora a esperança. Não fosse essa realidade já teríamos o pânico geral instalado. Para os mais sensíveis, vale lembrar o cantor Nelson Ned: “Mas tudo passa, tudo passará. E nada fica, nada ficará. Só se encontra a felicidade. Quando se entrega o coração”. É hora de nos entregarmos aos nossos corações.

O pensamento tem a sua inegável força, mas o sentimento tem o seu imbatível poder. Um nasce no sistema mental e o outro no sensível. Harmonizar a atuação de ambos, pensamento e sentimento, é a tarefa que nos cabe, sem nos esquecermos da vigilância exigida pelo instinto, esse ente psicológico tão nefasto.

Nossas reservas internas são inesgotáveis, apesar dos limites a que estamos submetidos há séculos. Responder a uma pandemia no passado não terá sido fácil, mas encarar essa que estamos vivenciando, só mesmo buscando em nosso interno as energias que impedirão a nossa queda no abismo postado à nossa frente. Se temos dentro um radar psicológico, diga-se, a observação e mais, sabendo que “A atenção é sinal de consciência”, no dizer de González Pecotche, o que nos resta a fazer? Colocar esses agentes a nosso serviço, antes que a guerra seja vencida. O que querem não é isso...

Onde estiver o ser humano imbuído de bons propósitos, estará a proteção magnânima de Deus. E, ainda que a falta de controle do inimigo esteja presente, as Forças Cósmicas chegarão sempre antes...

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por