ARTICULISTAS

Doutor Guerra

João Eurípedes Sabino
Publicado em 06/03/2020 às 07:59Atualizado em 18/12/2022 às 04:43
Compartilhar

Apesar do nome, era um homem que transpirava a paz. Conheci Dr. Francisco Mauro Guerra Terra há mais de 50 anos, quando meu saudoso pai iniciou a amizade com ele movida por um tratamento médico. Ambos tinham uma paixão em comum que eu também tenh o cavalo mangalarga marchador.

O pai, o mestre, o superneurocirurgião, o cidadão caridoso, o homem de bem, o amigo, a simplicidade em pessoa e outras virtudes faziam de Doutor Guerra o ser humano extremamente respeitado mundo afora. Daí ser acatado por onde passava. Estive ao lado dele no dia 30/05 do ano passado, quando se inaugurou Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial que recebeu o seu nome em Uberaba. Senti-me extremamente honrado ao ver o exemplo do homem dotado de grandeza e elevada humildade. Recebeu a homenagem confessando não merecê-la...

Essa é uma fagulha do que é o grande Doutor Guerra. A medicina perde um de seus baluartes e a humanidade segue o seu curso à procura de seres semelhantes a Doutor Guerra. Uberaba está de luto.

E expressei-me também via rádios, tão logo minha mensagem circulou.

Manifestações vieram das mais diferentes formas e direções. Não era para menos, já que o Mestre Guerra nos deixa um legado incomensurável.

Feliz da cidade ou do lugar que traz à luz ou adota um filho da estirpe do homem diante do qual minhas palavras disputam entre si para melhor qualificá-lo. Do seu nascimento à sua partida foi um cometa no ar.

Nos meus tempos de universitário pude atendê-lo no escritório do também Mestre, engenheiro Vicente Marino Júnior. Fiquei entre duas “colunas”, cujos exemplos me acompanham, embora seja tão difícil imitá-los. Com o passar dos anos, conheci um pouco das grandes obras sociais de Doutor Guerra, das quais ele evitava falar. Esse era o seu perfil.

Argúcia, tirocínio, perspicácia e sensibilidade, virtudes indispensáveis ao médico, eram inatos nele. Relacionar a cegueira de pessoas numa comunidade no Estado do Pará com a simples ingestão de mandioca selvagem foi ato instantâneo para Doutor Guerra, enquanto colegas viam, mas não enxergavam o óbvio. Histórias do gênero podem compor até livros.

Fui prestar minha última homenagem a Doutor Guerra e encontrei consternados: sua família, colegas de profissão e admiradores. Um ex-aluno formado em 1962, Dr. Odo Adão, chamou-me a atenção pela sua exemplar deferência ali dedicada, não ao colega, mas ao seu eterno professor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por