ARTICULISTAS

2022: o ano da renovação

Euseli dos Santos
Publicado em 15/02/2022 às 19:55Atualizado em 18/12/2022 às 23:53
Compartilhar

Para mim e para a esmagadora maioria da população brasileira, 2021 desceu goela abaixo. Foi um ano difícil de engolir!

2022 traz a promessa de ser diferente. Sabe por que, caro leitor? Simplesmente porque é ano de eleições. Existe mesmo, lá adiante, uma luz no fim do túnel.

Sei que não há como deixar de mencionar a tragédia das enchentes, que dizimou bairros e cidades inteiras da Bahia, no final de 2021, e de Minas Gerais, em janeiro deste ano. Impossível não se comover com tamanha tragédia humana. Aproveito para comunicar meus sentimentos de solidariedade às famílias que perderam tudo e, principalmente, àquelas que choraram a partida de entes queridos.

Mesmo diante de tudo isso, olho para 2022 com motivação. Para começar, não há como não ficar otimista diante da boa nova que foi a liberação da vacinação de crianças pelo Ministério da Saúde, logo no começo do ano. Como pai responsável e cuidadoso para com meu filho, vibrei de emoção com a notícia. Finalmente, vacinado. Indo além, a vacina é muito mais do que um imunizante que previne doenças, é um dever do Estado e um direito adquirido do cidadão, independentemente do nível socioeconômico, gênero, etnia, orientação sexual e por aí vai.

Dito tudo isso, o que realmente me enche de otimismo em 2022 é a eleição presidencial. Para o cidadão desatento, isso pode não ter muita representatividade, mas, para mim, advogado que luta pelos direitos dos trabalhadores, o ato cívico representa um processo de renovação.

Para alguns pode parecer exagerado, otimista demais, tudo bem, eu respeito as opiniões contrárias e até acredito que a diversidade de ideias é fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade. Porém, eu acredito fielmente na democracia, defendo-a com fervor, afinal meu trabalho é defender o estado de direito. Eu acredito que este ano iremos presenciar uma renovação dos cargos governamentais, assim como aconteceu na última eleição da Prefeitura da nossa cidade, na qual uma mulher foi eleita pela primeira vez na história de Uberaba.

Escuto nas ruas pessoas se queixando das manobras desastrosas dos últimos 4 anos. Sei que há, ainda, um coro fingindo que nada de ruim está acontecendo em nosso país, só que a grande massa está cansada de tantos escorregões e negligência vindos do Planalto Central. Esse sentimento de inconformismo me faz lembrar dos versos da música “Apesar de você”, do grande Chico Buarque.

Assim vou me despedindo de você, caro leitor, cantarolando os versos da cançã

(...) Apesar de você

Amanhã há de ser

Outro dia

Inda pago pra ver

O jardim florescer

Qual você não queria

Você vai se amargar

Vendo o dia raiar

Sem lhe pedir licença (...)

Euseli dos Santos

Advogado em Uberaba/MG – OAB/MG 64.700

Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

Conselheiro Estadual Titular da OAB/MG triênio 2022/2024

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por