ARTICULISTAS

11 de agosto: Dia do Advogado

Euseli dos Santos
Publicado em 10/08/2021 às 18:42Atualizado em 18/12/2022 às 15:29
Compartilhar

Começo o texto saudando meus colegas de profissão. Minhas felicitações a todos por contribuírem pelo Estado Democrático de Direito e conseguirem colocar em prática a Constituição Brasileira!

Todo 11 de agosto chega carregado de muitas memórias. A data traz à tona lembranças da minha formatura, quando empunhei com grande felicidade o diploma de graduação, seguido do recebimento da carteira de Advogado. Aliás, um dos grandes acontecimentos da minha vida. Recordo bem como me senti orgulhoso lá no discurso de juramento de classe. Naquele momento, tive certeza que o Direito seria minha função social na sociedade brasileira.

O Advogado carrega a missão de devolver o senso de justiça, que talvez tenha se perdido quando ocorre um processo de dolo. E o sentimento de injustiça pode ser arrasador em muitos momentos. Por isso, não há como falar em Direito sem incluir a palavra confiança, que, segundo o dicionário Houaiss, significa: crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade, competência, discrição etc. de outrem; crédito, fé. Quando é iniciada uma causa jurídica, forma-se um elo entre as partes, baseado em confiança e respeito mútuo. É dessa forma que enxergo o relacionamento entre mim e cada cliente.

É sempre uma honra poder representar legalmente os cidadãos. Sinto-me honrado de poder representá-los diante do poderoso sistema judiciário e da máquina do Estado, com sua notória inoperância e excessos de burocracia que corroboram para aumentar ainda mais os desafios da profissão. Tenho plena consciência que a responsabilidade é enorme e o caminho é longo e tortuoso, mas isso tudo só aumenta meu desejo de contribuir para o bem maior da nossa sociedade. Pode parecer uma utopia. Não importa. Continuarei trabalhando de forma incansável para fazer valer o estado de direito do povo brasileiro, seguindo fielmente os dizeres do artigo 44 da OAB, que afirma:

I – defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

O Direito bebe na fonte de tempos muito remotos, época dos grandes pensadores gregos. Há documentos que comprovam que nasceu junto com a escrita e continua fazendo história na defesa do cidadão comum, cumprindo uma função social na condução de uma sociedade mais justa e igualitária, em um país que sofre tanto com os maiores índices de desigualdades do mundo.

Agradeço aos colegas/amigos de profissão, por compartilharem a mais nobre das profissões e pelo aprendizado constante. Aos clientes, o meu respeito, apreço e gratidão.

Euseli dos Santos

Advogado militante em Uberaba/MG – OAB (MG) 64.700; mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por