ARTICULISTAS

Jornal da Manhã: 49 anos exercitando a liberdade de expressão

Euseli dos Santos
Publicado em 24/07/2021 às 12:09Atualizado em 19/12/2022 às 02:41
Compartilhar

A Constituição Brasileira de 1988 assegura o direito à liberdade de expressão, conforme o artigo 5, inciso IX, que declara: é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação independentemente de censura ou licença.

O direito à liberdade de expressão tem sofrido ameaças diante dos ataques do governo federal, que realiza vigília constante e cerceamento a todos que declaram ideias contrárias aos seus interesses. A imprensa atual tem sofrido duros golpes que querem colocar em dúvida a seriedade de sua equipe de profissionais e, consequentemente, do material veiculado nas mídias. Além de ser um golpe baixo, os donos do poder estão violando um direito básico assegurado pela Constituição Brasileira, documento-mor que deveria servir como guia na condução de seu mandato (o que não acontece na prática).

Mesmo diante de um cenário desfavorável, o JM continua praticando o jornalismo de sempre, baseado em senso de justiça, ética, criticidade e compromisso com a verdade. Valores que nasceram com o jornal desde a sua fundação, nas mãos do seu idealizador: o saudoso Edson Prata.

Lá nos idos anos de 1972, Edson Prata pôde transmitir ao público seu senso de justiça apurado e seu ideal democrático, pois acreditava que a liberdade de expressão contribuiria para a formação de pessoas responsáveis e conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos.

Ele sabia que o desafio era grande e seguiu adiante realizando um trabalho excepcional e conquistando aliados no decorrer da sua jornada. Ao longo dos 49 anos, o JM testemunhou importantes fatos históricos, que mudaram o rumo do nosso país. Em suas páginas foram noticiados fatos importantes de Uberaba, como a polêmica eleitoral 801 votos, a morte de Chico Xavier, a criação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e, recentemente, a vitória da primeira prefeita de Uberaba.

O jornal levou a público os principais acontecimentos nacionais e locais com a mesma seriedade e comprometimento para com o povo brasileiro, porque sempre acreditou que o acesso à informação é um direito do cidadão e um poderoso instrumento para criar um país fortalecido e democrático.

Assim, o Jornal da Manhã foi crescendo, amadurecendo e se adaptando aos tempos. Hoje, o jornal faz parte de um grupo de comunicação, responsável por manter a população de Uberaba municiada de excelentes conteúdos.

Aqui encontrei um espaço intelectual em que posso apresentar minha opinião sobre os fatos importantes do contexto nacional e trazer meu olhar de Advogado em cada publicação. Agradeço mais uma vez ao Jornal da Manhã, pela oportunidade de exercer o importante exercício democrátic a liberdade de expressão.

Aproveito para declarar minhas reverências à direção do jornal e a toda a equipe de funcionários, que segue com pulso firme os mesmos ideais do fundador. 

Euseli dos Santos

Advogado militante em Uberaba/MG – OAB (MG) 64.700; mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por