ARTICULISTAS

Dia Mundial da Água

Euseli dos Santos
Publicado em 25/03/2021 às 18:57Atualizado em 19/12/2022 às 04:23
Compartilhar

22 de março é um dia especial. Sabe qual é a data comemorativa? É o Dia Mundial da Água. Aposto que muitas pessoas não sabiam, não é mesmo? Não tem problema. Às vezes, lembra-se dela quando falta nas casas e ou cidades.

Agora, a água está ainda mais esquecida no meio da pandemia global. O assunto é Covid-19 para cá, vírus para lá. No entanto, todos esquecem que o precioso líquido é o responsável pelas mãos limpas, pelos mantimentos desinfetados, pela roupa lavada e protegida. A água possibilita que tudo fique higienizado e pronto para o uso seguro contra essa terrível doença, que tem dizimado tantas vidas ao redor do mundo.

A água é os mares e os rios que cobrem mais de 70% da Terra. Faz parte de cada ser vivo existente. Em especial do corpo humano, que é constituído, em média, de 60% de água. É o líquido essencial que oferece hidratação natural a bilhões de espécies. A água banha e revigora o corpo, retira as impurezas e previne doenças. É o habitat de milhares de vidas aquáticas, fonte de alimentos, fonte de produção de energia elétrica.

A água está dentro de cada forma de vida existente neste planeta. Sem a sua existência, não haveria vida por aqui. Em suma: é própria vida! Entretanto, a sua importância é menosprezada de tantas maneiras em pequenas e grandes ações.

Em pleno 2021, com tantos problemas, as pessoas continuam lavando as calçadas e os seus automóveis com mangueira. Mesmo sabendo que usar balde ajudaria (e muito) a economizar. E assim... dá-lhe água jorrando.

Sabe aquele vazamento na pia da sua casa que parece insignificante? Está bem longe de ser! Um pequeno filete de água escorrendo um dia inteiro por um vazamento pode equivaler ao consumo diário de água de uma família de cinco pessoas.

Quanto às empresas, a responsabilidade e os prejuízos são ainda maiores! Rios poluídos com dejetos industriais representam um ecossistema dizimado pela ganância humana. Talvez um dia ele se recupere? Talvez, demorará longos anos para que seja reconstituído e ainda com uma certeza: de que nunca mais será o mesmo.

Fique sabendo que pequenas mudanças de hábitos causam grande impacto na preservação. Por isso, feche a torneira quando for escovar os dentes, não demore no banho, deixe acumular louça para lavar tudo de uma só vez, reaproveite a água da lavagem da roupa para limpar a área de serviço ou o quintal.

Meu apelo é que cada um faça a sua parte, em respeito a todo ecossistema. Por mais que os governos trabalhem para oferecer água à população, bem como haja programas de despoluição dos nossos recursos, nada dará certo se não fizermos uso consciente da água. É preciso assumir o problema da água como uma questão de cidadania. Pois, não se trata de um favor, mas de um dever de todo cidadão brasileiro, de todo cidadão que habita este maravilhoso mundo das águas: o planeta Terra. 

Euseli dos Santos - Advogado em Uberaba/MG – OAB (MG) 64.700; mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por