ARTICULISTAS

ANIVERSÁRIO DO JORNAL DA MANHÃ: 48 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO À DEMOCRACIA BRASILEIRA

Euseli dos Santos
Publicado em 23/07/2020 às 07:05Atualizado em 18/12/2022 às 08:06
Compartilhar

Dia desses li a seguinte frase de Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos Estados Unidos: “Se tivesse de decidir se deveríamos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, não hesitaria em preferir a última opção”. Sem querer, de forma despretensiosa (a frase foi escrita em uma carta pessoal a um amigo em 1787), o futuro estadista proferia uma das mais célebres declarações sobre a importância do papel da imprensa na sociedade.

Eu, como advogado e militante dos direitos dos trabalhadores brasileiros, também reconheço o valor da imprensa para a democracia do nosso país. Por isso, que considero o Jornal da Manhã, uma das joias de Uberaba.

Nascido e criado em Uberaba, a minha história de vida se confunde com a do Jornal da Manhã. O periódico me acompanha desde a minha infância. Esteve presente nos principais fatos históricos da cidade e continua empunhando a bandeira da liberdade de expressão com o mesmo vigor.

Há quase 50 anos, o grande jornalista, advogado, professor universitário Edson Prata, fundou o veículo de notícias e, a partir desse dia, somos municiados diariamente sobre acontecimentos locais e nacionais, conteúdos de utilidade pública e informações essenciais para a prática da cidadania.

Desde a primeira edição em 25 de julho de 1972, o Jornal da Manhã traz em sua essência as virtudes de seu fundador: o amor pela escrita, o vanguardismo e o trabalho em prol do acesso à informação, foi dessa forma que o jornal se tornou grandioso - hoje integra o Grupo JM de Comunicação - e é referência quando se trata do bom exercício do jornalismo.

Ao abrir o jornal todos os dias, noto claramente os princípios de um jornal sério que tem como prerrogativa o compromisso com a verdade. À frente do Jornal da Manhã Lídia Prata, e equipe de jornalistas, funcionários e colaboradores, entregam prestação de contas à população, credibilidade, rigor na apuração dos fatos e conhecimentos que ajudam na formação de cidadãos conscientes dos seus direitos.

Ao trabalhar incansavelmente na busca por informação e publicação das notícias, o Jornal da Manhã combate a desinformação e os vieses distorcidos de outros veículos com interesses escusos. A verdadeira imprensa liberta, municia o povo de conhecimento, cultura e do papel com a verdade. É o que o jornal tem feito há quase 50 anos!

São quase cinco décadas de compromisso com a democracia brasileira. É um papel difícil e de grande responsabilidade, mas o JM tem conseguido com trabalho digno, rigor na qualidade e apuração dos fatos. Assim, o jornal contribui para o estado de direito da população, fazendo valer os artigos da Constituição que garantem o acesso à informação e a liberdade de expressão. Valores que são tão fundamentais para “lutarmos” por uma sociedade mais justa e igualitária.

Certamente o Dr. Edson Prata estaria muito orgulhoso de ver sua narrativa sendo perpetuada de forma tão brilhante e irretocável. Assim, ele deixou sua assinatura na História de Uberaba.

Saudações a todos do Jornal da Manhã. Parabéns aos 48 anos de exercício do jornalismo a favor da democracia brasileira!

Euseli dos Santos Advogado militante em Uberaba- OAB/MG 64.700.

Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por