ARTICULISTAS

Liberdade de expressão

Euseli dos Santos
Publicado em 28/10/2019 às 19:07Atualizado em 18/12/2022 às 01:25
Compartilhar

Ao analisar o cenário atual, a palavra in-vo-lu-ção aparece borbulhante em meus pensamentos. O leitor deve achar que estou delirando! Sei que a afirmação é, no mínimo, curiosa, porque o senso comum se dividiria em temas ligados à tecnologia, descobertas científicas, diversidade e tantos outros que apresentam o conceito de evolução como premissa. É incontestável que estes conteúdos estão em evidência já faz um tempo. Mas, tudo isso não neutraliza a força do movimento favorável ao fim do Regime Democrático, que vem ganhando terreno desde a última eleição. Há ainda os mais radicais que esbravejam a volta do militarismo. 

Como partidário convicto da Democracia, me mantenho temerário, observando à distância quais as ideias e sentimentos que movem os adeptos de tal ideologia. Atente-se que sou um homem que aceita outras opiniões, mas tudo tem limite, não é, gente?!

Sabe o que é mais triste? É perceber que muitos viveram os horrores dos anos de chumbo. Cadê a compaixão pelos milhares de conterrâneos exilados, torturados e mortos?! Sei que não é por falta de informação, porque existe uma extensa bibliografia disponível em bibliotecas públicas. Nessa hora, infelizmente, sou obrigado a declamar aquele velho ditad “O povo brasileiro não tem memória”.

Agora que apresentei o contexto, entendeu o porquê da palavra involução? Estamos vivendo tempos de completo paradoxo. Se, por um lado, a tecnologia nos oferece a modernidade em nossas mãos e as minorias são vistas e reconhecidas cada dia mais, por outro existe uma corrente que parece nadar contra a maré dos avanços. As pessoas esquecem que uma das principais bandeiras da Democracia é o direito à LIBERDADE – talvez o valor mais precioso que o ser humano pode usufruir em toda sua existência. Você já pensou ser vigiado o tempo todo? Precisar dar satisfação sobre suas ações do dia a dia? Só não é pior que ser privado da liberdade de expressão! Pois é isso que esses cidadãos estão colocando em risco, quando fazem apologia a um sistema totalitário. A maioria não conhece o poder destruidor da censura. Ela limita as ideias, aprisiona as mentes e destrói a individualidade. Em tempos de discursos verborrágicos em redes sociais seria, no mínimo, uma grande ironia não poder expressar suas opiniões, não é mesmo?

Veja o que a sociedade brasileira conquistou. Não podemos esquecer que a LIBERDADE foi uma conquista das gerações passadas. Quando comunicamos nossas posições políticas ou – melhor ainda – ao criticarmos uma autoridade pública, o mérito é deles! Foram eles que lutaram para podermos discursar sobre qualquer assunto. Inclusive, faço uso do meu direito à Liberdade de Expressão de forma rotineira, neste grande veículo de comunicação, que é o JORNAL DA MANHÃ. Logo, não poderia ser mais entusiasta das prerrogativas que a Democracia me oferece como cidadão e no exercício da minha profissão.

Diante de tudo isso, faço um apelo aos que viveram aprisionados dentro das imposições de um regime totalitári repensem seu posicionamento. Analisem se eles são mesmo favoráveis ao bem coletivo, que inclui sua tranquilidade e de seus familiares. Por último, quero enviar um recado especial aos jovens: queridos, aproveitem o arsenal de ferramentas para colocar em prática suas ideias e opiniões! Façam bom uso desse poderoso instrumento de exercício de individualidade e capacidade humana denominado LIBERDADE!

Dessa forma, encerro minha Liberdade de Expressão, com a esperança de que o povo brasileiro caminhe sempre para frente com o objetivo de construir uma Nova História.

(*) Advogado militante em Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por