ARTICULISTAS

Falando de equilíbrio

Sandra de Sousa Batista Abud
Publicado em 24/09/2020 às 19:41Atualizado em 18/12/2022 às 09:45
Compartilhar

O que leva um indivíduo inteligente e ponderado em suas atitudes no ambiente profissional a, repentinamente, apresentar um comportamento agressivo, furioso, descontrolado e mal-humorado em um ambiente descontraído e alegre? É o desequilíbrio.

Esse comportamento repentinamente raivoso de alguém desperta nas pessoas que o assistem lembranças e fatos vividos com tais sentimentos e emoções. Alguns revelam suas recordações desagradáveis exibindo um ar triste, aborrecido, carrancudo em um semblante anteriormente alegre, sorridente e relaxado. Algo acontece, assim como se o episódio de raiva presenciado contaminasse aos que o assistem, e as lembranças desagradáveis do passado de alguns se tornassem mais importantes que o momento feliz do presente. O que é isto? É o desequilíbrio.

Desequilíbrio é instabilidade, é abatimento psíquico ou moral, falta de equilíbrio mental.

Já o equilíbrio é autocontrole, é estabilidade mental e emocional, é comedimento, é controle sobre si mesmo, é autodomínio.

Desse modo, equilíbrio e desequilíbrio estão relacionados com as emoções, as quais são capazes de nos surpreender a qualquer momento, permitindo que fiquemos à mercê de fatos negativos do passado armazenados no inconsciente, os quais através de associações de cenas do presente, despertam sensações desagradáveis de raiva, tristeza, medo, culpa entre outros.

As emoções causam movimento como explosões de felicidade ou de ódio, mas podem também imobilizar, causando medo, rejeição, depressão...

Daniel Goleman, psicólogo autor do best seller Inteligência Emocional, define as emoções como impulsos que nos levam a uma ação imediata ante os fatos da vida. E assim, estas emoções são parte integrante do processo de decisão dos indivíduos a todo momento e devem ser consideradas nas escolhas.

As explosões de emoção não refletem o que a pessoa é, mas o que ela está naquele momento, podendo inclusive mudar, se houver o desejo de mudança. Aqui acontece o equilíbrio emocional ou desequilíbrio emocional, pois equilíbrio é controle sobre si mesmo, é autodomínio e desequilíbrio, o que é? É falta de equilíbrio, é descontrole, é desorientação, é desgoverno.

Pensando em equilíbrio, interessa lembrar neste contexto, o tipo de escolha de comportamento de Carlos, um indivíduo qualquer, que em um domingo, chegando em um restaurante com seu amigo Orlando, sentou-se e dirigiu-se a uma garçonete, dizend “Por favor, traga-nos a cerveja mais gelada e a batata frita mais quente do local.” Instantes depois, a garçonete volta com cerveja quente e batata frita fria para os dois. Calmamente, Carlos chamou a garçonete e disse-lhe para trocar o que ela trouxe pelo que ele havia pedido, ou seja, cerveja bem gelada e batata frita quente. A garçonete saiu, visivelmente aborrecida e carrancuda. Orlando, ansioso e indignado com o fato, perguntou: “Carlos, você não vai reclamar ao gerente e fazer alguma coisa? Simplesmente, Carlos respondeu: “Não companheiro, quem está mal-humorada e descontente com a vida é a garçonete. Eu estou alegre e não vou deixar que alguém estrague o meu bom humor e o meu domingo.” 

Em tempo de pandemia, pense em escolhas como a de Carlos, com equilíbrio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por