ARTICULISTAS

Estatísticas Interessantes

- 15 milhões de brasileiros são atingidos pelas doenças reumatológicas – conjunto de doenças

Sandra de Sousa Batista Abud
Publicado em 20/11/2019 às 19:20Atualizado em 18/12/2022 às 02:08
Compartilhar

- 15 milhões de brasileiros são atingidos pelas doenças reumatológicas – conjunto de doenças que acometem o tecido conjuntivo – segundo dados do Ministério da Saúde. Essas enfermidades podem ser de origem inflamatória, degenerativa, infecciosa, autoimune e qualquer órgão ou sistema pode ser atingido, pelo fato de que o tecido conjuntivo está presente em todo o corpo. Os sintomas podem ser respiratórios, renais, cardiovasculares, cutâneos, já que existem 130 tipos de doenças reumáticas, conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia, com destaque para osteoartrite, fibromialgia, artrite reumatoide, lúpus. Existem várias formas de tratamento e a visita ao reumatologista é essencial para definição de qual dessas doenças é acometida e qual o tipo de tratamento aliviará as dores do indivíduo. 

- Pesquisas apontam que a iluminação azul do celular à noite inibe a secreção da melatonina – hormônio que auxilia a regulação do sono. Inúmeros fatores, além do celular, como o uso de objetos eletrônicos, preocupações relacionadas à família e à profissão, estudos, saúde, pensamentos, aflições entre outros, podem manter a mente ativa e dificultar o sono. É interessante observar fatos, avaliar os acontecimentos e pesquisar os motivos das interferências ao sono reparador, antes de recorrer a qualquer medicação para dormir. Mudança de comportamentos prejudiciais é de primordial importância neste contexto, pois a falta de sono relaciona-se à qualidade de vida do indivíduo. A dificuldade para dormir aumenta a produção de cortisol – hormônio relacionado ao estresse e à ansiedade –, podendo ainda provocar depressão. Sintomas da depressão são tanto excesso de sono como a insônia. Torna-se necessário o contato com especialistas multidisciplinares para o tratamento adequado.

- O Ministério da Saúde alerta para a incidência de câncer bucal, doença que afeta os lábios e o interior da cavidade oral, como gengivas, céu da boca, língua, bochechas. Segundo dados do Instituto do Câncer, mais de 15 mil casos foram detectados no Brasil, no último ano, sendo que a doença acomete mais homens (três vezes mais) do que mulheres. Boa higiene oral, dieta rica em alimentos saudáveis, abstenção de alcoolismo e tabagismo reduzem a incidência do problema. 25% é a estimativa de redução da incidência deste câncer até 2025, com a prevenção, para a Organização Mundial de Saúde.

- Somente 42% dos bebês com menos de meio ano de vida se alimentam com o leite materno exclusivamente. Conforme a Organização Mundial da Saúde, os recém-nascidos deveriam ser amamentados pela mãe apenas, durante os seis primeiros meses de vida, e somente após esta data incluir outros alimentos.

- 23% é o índice de redução de risco de rosácea – inflamação facial crônica com vermelhidão no rosto, pequenos vasos sanguíneos visíveis e caroços inchados e vermelhos – com a ingestão de quatro xícaras de café, diariamente. Para a prevenção do mal é interessante, também, a menor exposição à luz solar, evitar o estresse e menor consumo de alimentos condimentados e de bebidas alcoólicas. 

(*) Psicóloga Clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por