ARTICULISTAS

Falando de adolescência

O que é adolescência? Onde começa? Onde termina? Adolescência é o período desenvolvimentista

Sandra de Sousa Batista Abud
Publicado em 25/09/2019 às 19:30Atualizado em 18/12/2022 às 00:31
Compartilhar

O que é adolescência? Onde começa? Onde termina? 

Adolescência é o período desenvolvimentista de transição entre a infância e a vida adulta, envolvendo mudanças biológicas no corpo do indivíduo, mudanças cognitivas no pensamento e na inteligência, mudanças socioemocionais como alterações nos relacionamentos, na emoção, na personalidade e nos contextos sociais.

Adolescência é a puberdade. As mudanças são tantas que o jovem não se reconhece, pois a cada dia ele está diferente. Variações de humor, de emoções e sensações são constantes.

Acontece ainda na adolescência complexidades como identificação, luto, idealização, desidealização e individuação.

A identificação, que já acontece com o bebê, se dá com os pais primeiramente, mas na adolescência pode ocorrer com ídolos, com gangues, com grupos, etc.

A idealização consiste nas fantasias criadas em relação aos pais e aos outros ídolos. Entretanto, com o progressivo desenvolvimento intelectual, a idealização vai se desconfigurando.

O luto na adolescência se caracteriza pela perda do corpo infantil, pela perda da infância e da bissexualidade, pela perda dos pais idealizados.

Entretanto, enquanto na infância acontece a idealização dos pais, na puberdade estes são desidealizados e desconstruídos. Nada sabem, nada entendem, consistindo no processo de desidealização.

E as tatuagens, piercings, cabelos extravagantes, roupas personalizadas, o que significam? É o processo de individuação que ocorre paralelamente aos outros, na adolescência. Este processo acontece durante toda a vida do sujeito, mas na puberdade atinge o seu apogeu, onde o adolescente luta por diferenciação, autonomia, identidade pessoal e singularidade. Este processo de individuação sobrecarrega muito o jovem porque há uma cobrança de decisões e definições dos pais, dos amigos, da sociedade...

A tensão de lutar entre a dependência dos pais e a necessidade de se libertarem e desenvolver a individualidade, junto à alteração hormonal, biológica, psíquica e emocional, sobrecarrega o adolescente e tudo isso é muito significativo para ele ou ela. Muitos se isolam, distanciam-se da família e se aproximam de grupos que reafirmem o que eles querem ser e entendem o desenvolvimento de sua personalidade.

Como agir com a adolescência?

É muito importante a participação dos pais nesta fase, os quais devem entender a importância do momento no desenvolvimento e crescimento do indivíduo. Urgem a orientação, o aconselhamento, o respeito do espaço do adolescente, o respeito ao isolamento necessário, ao aprendizado.

A adolescência é o momento em que os jovens necessitam elaborar perdas da infância e assumir responsabilidades. É um momento de muita angústia, de busca de respostas, de procura de independência e autonomia e de muita dificuldade.

A adolescência é um complexo renascer. 

(*) Psicóloga clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por