ARTICULISTAS

Falando de estresse social

Por que o estresse social? Sabe-se de vários provocadores de estresse tais como vida agitada

Sandra de Sousa Batista Abud
Publicado em 26/06/2019 às 22:33Atualizado em 17/12/2022 às 22:00
Compartilhar

Por que o estresse social? 

Sabe-se de vários provocadores de estresse tais como vida agitada, problemas de saúde, excesso de peso, certos tipos de dieta, cigarro, pressão alta entre outros.

Falando de estresse social, fala-se do estresse provocado pela sociedade de consumo, que segundo pesquisas médicas, este passa a ser considerado fator de risco para doenças do coração.

Conforme pesquisas realizadas em favela, conjunto habitacional, bairro de classe média e em bairro de luxo foi percebida a inter-relação entre fatores sociais e culturais na saúde do indivíduo. Outra relação detectada foi a relação modernização e pressão alta após instalação de antenas de televisão em determinada região e junto com as antenas, mais indivíduos hipertensos.

É interessante observar que existem dois grandes grupos de estresse: o estresse percebido e o estresse não-percebido. O estresse percebido é aquele, exemplificando, onde o sujeito tem medo de que sua empresa seja assaltada e então providencia para que isto não aconteça. O estresse não-percebido é aquele em que as causas devem ser identificadas no meio ambiente e é o estresse que foi medido nas pesquisas citadas anteriormente e para medi-lo foram definidas as variáveis seguintes: a incongruência no estilo de vida, o suporte social, a reação psicológica individual e a maneira de lidar com os avanços modernos.

A incongruência no estilo de vida se apresenta na diferença entre as possibilidades reais de gasto e os objetivos de consumo do indivíduo, rico ou pobre. Neste contexto, quem sofre mais é a classe média por estar mais exposta às pressões de consumo e menos servida em relação à saúde. Novos padrões de comportamento devem ser adotados constantemente em uma sociedade em constantes mudanças.

O suporte social é o apoio circunstancial e é de primordial importância. Ter alguém a quem recorrer em momentos de necessidade ou de sofrimento, muitas vezes evita o estresse e, nos dias atuais, as pessoas vivem cada vez mais sozinhas e temos exemplos de cidades grandes em que, quem mora no apartamento 30 não conhece os habitantes do apartamento 31 e 29. A reação em buscar apoio sempre existe, a qual pode vir do amigo, do vizinho, do padre, do compadre, do pastor protestante...

A reação psicológica individual depende do psicológico de cada um. É necessário equilíbrio e bom senso para reagir bem aos fatores estressantes. É preciso estar preparado.

A maneira de lidar com os avanços modernos é desafiada pelo consumismo de cada pessoa, onde entram também, os instrumentos de que se dispõe para conviver com as modernidades, tais como o computador, a internet, a escada rolante, o avião entre outras.

E se o indivíduo não sabe lidar com a informática ou tem dificuldade?

E quem tem medo de andar de escada rolante ou de avião?

As mudanças sociais, a modernidade levam a um aumento no risco de doenças do coração, segundo pesquisas.  Assim, comportamentos específicos devem ser alterados para reduzir os riscos. A forma como encarar as modernidades é bastante importante. As pessoas devem ser estimuladas a reagir, a participar, a se socializar evitando o estresse social e as suas consequências.  

(*) Psicóloga Clínica

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por