ARTICULISTAS

Dia 26 de abril

Fulvio Ferreira
Publicado em 27/04/2022 às 21:25Atualizado em 18/12/2022 às 19:32
Compartilhar

O dia 26 de abril, na minha opinião, é uma data emblemática, pois marca o início oficial da Independência do Brasil.

As guerras napoleônicas, de uma forma ou de outra, expulsaram a Família Real Portuguesa, a corte e toda a nobreza para o Brasil. A partir de 1808, o Brasil passou a ser sede do Governo e experimentou um grande salto em todas as áreas.

Com a queda de Napoleão e inspirados pelas ideias iluministas, os portugueses deflagraram uma rebelião na cidade do Porto, em 1820. Uma das pautas era o retorno imediato de toda a Família Real para Portugal. Dom João VI, Rei do Brasil, Portugal e Algarves, foi levando essa exigência de barriga o quanto pôde. Mas, não aguentando mais tanta pressão, ele deixou o Brasil nas mãos do seu filho Pedro e o intitulou Príncipe Regente. A partida da comitiva real se deu exatamente em 26 de abril de 1821.

A Família Real foi recebida com festa em Portugal, mas notaram a falta de Dom Pedro, sua esposa, Leopoldina, e seus filhos. Dias depois, as pressões se voltaram novamente para o Brasil, desta feita, enderessadas ao Príncipe Regente.

Pedro, um português criado no Brasil e se sentido na obrigação de cuidar desta Terra, passou a deliberadamente desobedecer às ordens ditadas pelo Parlamento Português. Aos poucos foram elevando o tom das pressões e ameaças até tirarem o salário do Príncipe. Por aqui, o clima era de revolta; os políticos, as lideranças, os ministros, os fazendeiros, a maçonaria e toda a população clamavam ao Príncipe que não retornassem a Portugal. Todos sabiam que o Brasil corria sério risco de voltar a ser uma simples e explorada colônia.

Em 9 de janeiro de 1822, um abaixo-assinado com mais de oito mil assinaturas foi entregue ao Príncipe, que, após o ler, tomou uma atitude ousada e importante para o nosso futuro. Ele, publicamente, aceitou o pedido do povo que morava no Brasil e disse: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”. Essa atitude enfureceu os portugueses e efervesceu a brasilidade. Pouco tempo depois a maçonaria o acolheu em suas oficinas e ele recebeu, numa iniciativa de Gonçalves Ledo, o título de Defensor Perpétuo do Brasil.

Pedro estava inebriado pela obrigação de cuidar do Brasil e do seu povo. Insatisfações surgiam especialmente nas Províncias de São Paulo e de Minas Gerais. Não fugindo de suas obrigações, o Príncipe saiu em viagem para mostrar controle e unidade. Durante a sua viagem a São Paulo, Dona Leopoldina, Princesa Regente nesta ocasião, recebeu de Lisboa um ultimato, exigindo o retorno imediato do Príncipe e de toda a sua família; um navio armado estava sendo enviado para gentilmente buscá-los.

Não havendo mais espaço, a alternativa seguinte seria obedecer ou reagir. Dona Leopoldina, então, apoiada pelos Ministros, de especial forma por José Bonifácio, assinou a Declaração de Independência, o que levou Pedro, ainda em São Paulo, a proclamar a Independência. Tudo isso ocorreu em pouco mais de 16 meses após aquele 26 de abril.

E a sua virada de mesa, já começou? Atos, ações e atitudes já estão em curso?

Pois, então, junte ânimo e comece hoje a construir o melhor para você, para sua carreira, para a sua família e para os seus negócios!

Boa sorte!

Fulvio Ferreira

Empresário, palestrante e treinador de equipes

Segue a gente lá no Facebook e Instagram, tem muito mais conteúdo!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por