ARTICULISTAS

Sorrisos, educação e respeito são serventias da casa!

Fulvio Ferreira
Publicado em 08/12/2021 às 19:10Atualizado em 19/12/2022 às 01:03
Compartilhar

Sempre próximo a datas comemorativas com grande apelo comercial, como é o caso do Natal, surgem posts e mensagens de apoio ao empresário de pequenos negócios.

São mensagens incentivadoras, como “compre do lojista da sua cidade”, ou “prestigie a loja do seu bairro”, ou “compre da sua vizinha”, e por aí vai.

Essas mensagens são extremamente importantes, pois incentivam os clientes a comprar no comércio de vizinhança, a fortalecer as lojas locais e a prestigiar os empreendedores da sua rede de relacionamento.

Estes destacados empresários, porém de negócios pequenos, poucas vezes conseguem ter uma atuação digital, isto é, não tem força para atuarem com lojas, atendimento e vendas via internet. Não possuem fôlego para brigar com as lojas de rede, mas são estas empresas que estão durante o ano todo ao seu lado, seja vendendo em condições favoráveis, muitas vezes na notinha, seja patrocinando a festa da Igreja ou doando brindes para a festa junina da escola. De uma maneira ou de outra, é o pequeno varejo que faz parte do dia a dia da sua família, da sua comunidade e da sua cidade. Então, nada melhor do que prestigiar o comércio da sua cidade.

Porém, e apesar de toda a importância e envolvimento que existe, apesar da participação nos fatos e eventos da cidade, temos que nos lembrarmos de algumas coisas.

Por vezes, as lojas pequenas possuem estoque menor e não têm presença digital, entre outras facilidades encontradas nas grandes empresas. Então, a grande arma, a grande forma de virar o jogo que o varejo local possui é pelo atendimento. Sim, muitos clientes trocam as conveniências das grandes lojas pelo atendimento diferenciado, exclusivo e personalizado. Um momento de alegria, respeito e gentileza, coroado de competência e atenção.

Porém, e infelizmente, isso não é regra. Ainda encontramos, e muito, lojas pequenas e empreendedores que tratam o cliente como se este tivesse obrigação de comprar naquele estabelecimento; como se atender pessoas fosse um favor feito pelo vendedor e pelo lojista. Ou seja, indo frontalmente de encontro àqueles posts que incentivam comprar dos pequenos.

Uma verdade tem que ser lembrada: os clientes, nem no serviço público, não estão mais aceitando grosserias. O cliente espera, de modo especial, no comércio local, aqui representado pelas lojas e pelos empreendedores da cidade, do bairro e da vizinhança, um atendimento impecável, no qual ele seja conhecido e reconhecido; seja tratado pelo nome e a gentileza, a educação e respeito estejam acima de quaisquer limitações.

Afinal, o cliente, quando bem tratado, compra, compra mais, recomenda, volta e se torna fã da loja, do produto e da marca!

Fulvio Ferreira

Empresário, palestrante e treinador de equipes

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por