ARTICULISTAS

A "Série D" da Política

Karim Abud Mauad
Publicado em 12/04/2022 às 19:57Atualizado em 18/12/2022 às 19:04
Compartilhar

Feriados à vista nestas duas próximas semanas, juntando Semana Santa, Páscoa, Tiradentes e eventual carnaval temporão, principalmente em capitais e praças tradicionais para a festa de Momo. Aparentemente, até que a China informe, a Covid 19 parece controlada, voltando as preocupações com a dengue, zika e chikungunya. Teve até mutirão nestes últimos fins de semana. Oxalá possamos sobreviver a estes atores de sempre na saúde. Ainda temos que nos prevenir e vacinar contra a gripe. Rotariano que sou, creio em vacina sempre. Estes dias, mais precisamente em 06/04/2022, em live do Projeto Portas Abertas, as Companheiras Eliana Melo e Keila Afonso foram muito felizes ao abordar o tema sobre o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07/04/2022. Elas tiveram a companhia da diretora da SMS, Eliane Cordeiro. Recomendo. Está na rede (https://youtu.be/KbcTbhpK0NQ). Este Projeto inclui pessoas muito além de suas diferenças. Tema atual em todas as áreas, esferas e instituições deste nosso Brasil.

O início de abril marcou também a definição de possíveis candidatos e suas filiações em Partidos Políticos. Uma dança das cadeiras, no sentido destas candidaturas colocadas. Sou democrata convicto, até por falta de opção mais adequada, mas creio que podemos avançar nas cláusulas de barreira e adequarmos a quantidade de partidos à Série B do Brasileirão de futebol, que tem 20 participantes. A nova roupagem com o título de Federação leva à soma das séries A e B, que juntas têm 40 participantes, a quase totalidade do número de partidos políticos hoje no jogo eleitoral, demandando fundo partidário e dificultando a governabilidade. A qualidade destes partidos pode ficar fora até da Série D deste mesmo Brasileirão de futebol. Vale a reflexão!

Ando preocupado com o que tenho ouvido de amigos professores dos ensinos Fundamental e Médio, do desastre que foi a pandemia para a alfabetização dos nossos jovens. Creio ser necessária uma política pública de fato para trazer os jovens de volta às aulas, e não só às escolas, e incentivarmos contraturnos específicos, notadamente nas matérias chaves, para o aprendizado de todos os demais conteúdos. O governo precisa diminuir este fosso e acrescer disciplinas de empreendedorismo pleno, casando escola e empregabilidade. A EDUCAÇÃO é, de fato, o único investimento no qual o subsídio faz diferença na vida do cidadão; os demais subsídios são apenas paliativos, eventual sobrevivência momentânea e, infelizmente, cabresto para votos. Outra reflexão necessária!

O artigo foi escrito antes da audiência pública sobre viabilidades e potenciais econômicos da área destinada à fabrica de amônia, a antiga UFN V, em nossa cidade, e que hoje deveria incluir na análise a companhia de uma possível termoelétrica e, claro, ambas necessitam da chegada do ansiado Gasoduto de Transporte. Espero que a sabedoria popular jogue a favor de Uberaba. Este é o melhor caminho a ser seguido para o desenvolvimento sustentado de nossa terra, estado e união. Um dia, quem sabe nossas lideranças se unem neste interesse comum ao futuro de nossa gente. Assim espero!

Karim Abud Mauad

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por