ARTICULISTAS

Paz, Saúde e Harmonia

Karim Abud Mauad
Publicado em 04/01/2022 às 19:45Atualizado em 18/12/2022 às 17:29
Compartilhar

Ano novo, vida nova! Um mantra exaustivamente repetido e, de fato, muitas vezes ansiado pela humanidade. Utilizando um poema sem autoria certa, inclusive atribuído erroneamente a Carlos Drummond de Andrade, “Cortar o tempo”, nele se diz da brilhante ideia de recomeçar o novo ano a cada doze meses, pela magia de causar em todos a sensação de nova oportunidade, de efetivo novo tempo, provocando em nós o sentimento de mudança tão necessária para podermos suportar as agruras do cotidiano da vida. A passagem do ano, findar o 31/12 e a magia de iniciar o 1º/01, faz renascer expectativas e esperanças. Assim, desejo e espero que todos possamos ter um 2022 de Paz, Saúde e Harmonia.

Dito isto e retomando o que nos esperam as letras gregas do vírus da Covid-19, junto com o vírus da gripe, espero que saibamos continuar nos cuidando, preservando a nós e aos outros.

Após as festas de final de ano, que começam a trazer novos e mais casos, continuar prevenindo com dose de reforço da vacina para os mais velhos e agora para as crianças, junto com máscara e álcool em gel, parece-nos prudente nas férias escolares e nos demais eventos. SAÚDE!

O mundo, assolado por tudo que aconteceu na pandemia nestes últimos dois anos, vê recrudescer a violência contra mulheres e crianças, aumentando os conflitos, causando dor e desunião, desestruturando lares e famílias. Os índices e pesquisas feitas pelo país e até em Uberaba demonstram isto com uma clareza ímpar. Os abusos contra crianças e mulheres, sejam físicos, sexuais e emocionais, deixam sequelas profundas, com quase impossibilidade de cicatrizar e recompor. O Papa Francisco fez um apelo duro neste sentido. PAZ!

Após uma grande estiagem, estamos tendo fortes chuvas em volume e intensidade, surpreendendo regiões da Bahia e Minas Gerais, principalmente. As imagens dessas tragédias e as campanhas de apoio da população reforçam o caráter solidário de nossa gente. O povo se aperta e faz brotar a ajuda humanitária. O governo em suas esferas de responsabilidade também se mobiliza, mesmo que o gesto não seja de solidariedade, voltando a aflorar os polos opostos em que se encontra a nação neste que será um ano eleitoral. A ladainha “do nós e eles” continua, nestes momentos que deveriam ser apenas de apoio aos necessitados. HARMONIA!

Com estas três palavrinhas mágicas, creio que podemos agir para evitar a agressividade desenhada para o ANO na esfera política eleitoral. O Executivo estadual e o federal regem nosso dia a dia junto com o município e, nestes momentos, os ânimos se acirram e o eleitor na ponta se digladia com o parente próximo ou distante, o amigo, o colega de trabalho, a família, sem considerar que podemos gostar deste ou daquele, mas que na vida, assim como no futebol, também na política os atores trocam de camisa, de lado, de postura, de time, de partido e invariavelmente de promessas, tudo ao sabor de suas conveniências. Cuidado ao receber notícias e informações falsas. Avalie tudo com atenção antes de sair reciclando e arrumando confusão sem sentido. A hora é de pensar NAÇÃO.

Espero que este texto ajude na reflexão do leitor e, de fato, gostaria que seus melhores desejos se realizassem com PAZ, SAÚDE E HARMONIA. O 2022 promete! Renovar é preciso!

Karim Abud Mauad

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por