ARTICULISTAS

Recomeços

Karim Abud Mauad
Publicado em 05/01/2021 às 19:46Atualizado em 19/12/2022 às 05:17
Compartilhar

No início de 2021, ouvi um podcast interessante com a psicanalista Vera Iaconelli sobre os aprendizados de 2020 e como deveríamos lidar com as marcas do ano velho. Ela chama a atenção para o fato destas marcas não deixarem de existir com a virada do calendário, mas a importância delas para os necessários Recomeços. No processo claro que o efeito da pandemia com a Covid-19 e suas quase 200.000 mortes, ela comenta como lidar com o luto e tirar destes eventos aprendizados para tocar a vida.

Achei relevantes as reflexões propostas e recomendo quem puder ouvir no Spotify.

Fazendo minhas reflexões pessoais e sociais, me alinho com quem gosta desta oportunidade de marcos para Recomeço, principalmente aniversário e virada de ano. São chances para trabalharmos as oportunidades de refazer diferente os nossos momentos de vida. Chance de delimitarmos no tempo ação ou reação novas para o cotidiano. Hora de retomar o controle sobre nossas atividades.

Momentos ímpares para nos permitirmos nossa Reinvenção. Reinvenção profissional, familiar e principalmente social. Nosso encontro com nossa vida e a chance de nos permitirmos lidar com erros e acertos, com alegrias e frustações e, portanto, nos oportunizar Recomeçar. Lidar com os desafios que a vida nos impõe no dia a dia. Procurar o ótimo e trabalhar a aceitação do que é possível. O auto conhecimento para evitar repetições de padrão e darmos o passo em relação ao desconhecido. A mudança de um ano, mais que transformações externas nos leva a buscar reflexões internas. Use os marcadores do tempo a seu favor. O equilíbrio entre passado, presente e futuro nos permitirá achar o nosso caminho correto. Não ficar preso no passado, não sonhar com o futuro apenas, mas agir no presente em busca dos seus eventos momentâneos de Felicidade.

Se estivéssemos tratando de uma empresa, estaríamos falando de planejamento. No campo pessoal, os marcadores nos permitem realinhar posturas em busca deste tempo bom. Recomeços são importantes para o amor, a família, a vida em sociedade. Abrir espaço para o novo. Convido a todos oportunizar seu próprio Recomeço.

A vida continua com as rotinas, burocracias, necessidades de sobreviver... daí a importância destas Reflexões. Recomece.

O distanciamento sanitário é oportuno para sua reinvenção na busca da sua verdade própria. Use o tempo a seu favor. Abra espaço para mudar.

Recomeçar não é se alienar, mas trabalhar a realidade crua e nua de forma diferente. As desigualdades estão postas. Recomece.

Espero que 2021 nos permita Reciclar, Reinventar, Reposicionar. Ser otimista ou pessimista é uma opção pessoal.

Um Feliz Recomeço para você individualmente e que o seu Recomeço individual nos traga ganhos para o coletivo. Uma sociedade que pode recomeçar a partir da transformação de um indivíduo ou de cada um dos seus indivíduos seria um sonho. Vamos sonhar juntos? Faça sua parte. Recomece.

Karim Abud Mauad  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por