ARTICULISTAS

Natal

Hoje é Natal. Data celebrada em todo mundo, por todos os povos e por quase todas as crenças e fé

Karim Abud Mauad
Publicado em 24/12/2019 às 08:54Atualizado em 18/12/2022 às 03:02
Compartilhar

Hoje é Natal. Data celebrada em todo mundo, por todos os povos e por quase todas as crenças e fé. As exceções respeitam suas origens e profetas. Talvez seja uma data mais festiva hoje e menos religiosa como outrora. Espero que todos possam equilibrar as festas, os presentes, os amigos invisíveis visíveis, os reencontros de fim de ano dos que moram fora, com momentos de reflexão interior por tudo que vivemos, passamos e que independente de ter sido mais duro aqui, mais difícil acolá, chegamos vivos e bem para comemorar o nascimento do Cristo e aguardarmos a chegada de 2020. Creio que se olhar ao seu redor, verá que o futuro será promissor. Quando recordamos o passado, com certeza encontramos diversos motivos para agradecer. Que venham muitas alegrias para todos! 

O ano termina com expectativas renovadas na Economia. Longe de ser o ideal, avanços ansiados desde a eleição presidencial de 2018 e da posse em 2019 começam a dar sinais de alento para todos. Fundamentos macroeconômicos (juros, inflação, câmbio...), reformas necessárias aprovadas e ajustadas, Câmara e Senado cientes do seu papel devem possibilitar melhoras na geração de atividades internas e externas, com certeza levando ao aparecimento do emprego e das oportunidades para empreender. Creio que ainda teremos dificuldades, mas se o crescimento for o projetado, 2,5% do PIB, já é um alento para uma efetiva recuperação em 2021/2022.

Será um ano de eleições municipais, o que requererá de todos um cuidado maior para suas escolhas. Que as luzes do Natal não ceguem nossa consciência cidadã; mas levem às ponderações fundamentais que o momento requer.

O período conturbado que passamos com conflitos pelo mundo, potencializados no país pela divisão errônea do nós e eles, esquerda e direita, azuis e vermelhos, precisa ser substituído pelo simbolismo fraterno do Natal e vivido e praticado ao longo de todo o ano, de janeiro a dezembro. Precisamos retomar o sentimento de Pátria para caminharmos rumo ao futuro. Que 2020 nos faça refletir e agir coletivamente. Que 2020 seja o marco de um efetivo novo Tempo. Que os poderes constituídos, que nossos líderes e representantes, que nós mesmos assumindo as rédeas de nossas vidas, possamos trilhar este novo momento tão necessário para o crescimento sustentado de todos e em todos os sentidos e áreas das nossas vidas. FELIZ NATAL!

Em vários momentos do ano as divergências entre Executivo, Legislativo e Judiciário levaram desesperança ao Brasil. Que esta harmonia necessária seja buscada para atender ao povo, legítimo “dono” da Democracia. E que o povo saiba exercitar este poder cobrando seus direitos e principalmente cumprindo com seus deveres.

Concluo exemplificando através do ensinamento vindo do futebol, paixão nacional, não basta ser grande, ter soberba, angariar simpatia da mídia, galgar patamares sem estrutura e planejamento, gastar sem controle. A conta chega para todos. Assim é a vida. LIVERPOOL não é só a terra dos Beatles. A cidade, o time atual, o conjunto de outrora têm muito a nos ensinar. Um verdadeiro FELIZ NATAL a todos e um 2020 de Paz, Saúde, Sonhos e Realizações! 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por