ARTICULISTAS

BRASIL, Brasil, brasil...

Semana quente, semana cheia, devido ao julgamento do STF que permitiu ampliar a polarização no país

Karim Abud Mauad
Publicado em 12/11/2019 às 20:11Atualizado em 18/12/2022 às 01:53
Compartilhar

Semana quente, semana cheia, devido ao julgamento do STF que permitiu ampliar a polarização no país, com a volta do ex-presidente Lula ao convívio social. Vários saíram após o desfecho do terceiro vai e volta do Supremo em matéria constitucional, mas ninguém com a envergadura de Lula; afinal, a eleição Presidencial de 2019 foi travada entre uma cela na Polícia Federal de Curitiba e um quarto de hospital em São Paulo. Os temas de interesse da nação passaram ao largo do debate eleitoral. Brasil, o gigante prometido, sempre adormecido ou entorpecido. 

Outra notícia diferente foi o resultado dos leilões do pré-sal, que entre outras expectativas iria aliviar o caixa da União, de Estados e Municípios. Esperava-se mais, veio o mínimo. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

A promulgação pelo Congresso Nacional da Reforma da Previdência permite a entrada em vigor da mesma. Repito que os sacrifícios necessários sirvam para estimular outras áreas que gerem benefícios futuros aos brasileiros.

A renúncia de Evo Morales na Bolívia, agora exilado no México, faz fervilhar os ânimos pelo nosso Continente. Observar o desdobramento é o caminho.

As novas reformas e propostas em tramitação no Congresso e os pacotes verde e amarelo de incentivo à geração de empregos para os jovens estão no nascedouro, precisando ser mais bem entendidos e assimilados, e estarão sendo analisados em outros momentos. Temos que lembrar que nada gerará melhora em curto prazo e, como 2020 tem eleição municipal, os efeitos só aparecerão em 2021, e se tivermos sorte. Os dados da economia mundial não são favoráveis e, também, não somos uma ilha; daí, só nos resta esperar, torcer e, claro, orar ou rezar.

O Estado continua buscando um norte. Devemos dar tempo ao tempo. Tudo na mesma.

Por aqui, o Conselho Federal de Administração junto com os Conselhos Regionais também de Administração, Gestão e Sistema promoveram evento para demonstrar o IGM, Índice de Governança Municipal, que permite a todos conhecer como andam as Finanças, a Gestão e o Desempenho do Município, em áreas como saúde, educação, segurança, qualidade habitacional, vulnerabilidade social, através de métrica específica. Recomendo aos Profissionais Registrados e à população cidadã que busquem conhecer e entender a importância efetiva da Gestão Pública. É o melhor remédio para momentos de descrença como os que vivemos atualmente. Uso da técnica substituindo o empirismo e da razão substituindo a emoção.

Assim, prezados leitores, fechamos mais uma etapa da vida nacional agindo como torcedores, e não como republicanos. Confesso que já me preocupo com o Natal em família. Papai Noel vai ter que escolher uma cor neutra para não azedar o peru e desandar o pudim. Sonhando com 2021 e, de fato, com BRASIL, BRASIL, BRASIL. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por