ARTICULISTAS

Nada Menos que Tudo ou Nada

Os últimos dias no país revelaram uma face muito estranha do poder e esta face não estava no Parlamento

Karim Abud Mauad
Publicado em 01/10/2019 às 21:50Atualizado em 18/12/2022 às 00:44
Compartilhar

Os últimos dias no país revelaram uma face muito estranha do poder e esta face não estava no Parlamento, muito menos no Executivo Federal. A partir do lançamento do livro do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, com o título “Nada menos que tudo”, aspectos sombrios de casos recentes que assombraram o Brasil vieram à tona. O que monopoliza o noticiário consta no livro, mas o nome do ministro Gilmar Mendes, do STF, que ele, Janot, diz ter entrado armado no Supremo para matar e em ato contínuo se suicidar, foi revelado em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo”. Pronto, o noticiário da grande imprensa, as mídias sociais e os bastidores de Brasília ferveram. Reações e mais reações, ações imediatas do ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizando a Polícia Federal a buscar a arma, tirar o porte e, de quebra, apreender celular e microcomputador em endereço do ex-procurador, deixaram a nação em polvorosa. 

Claro, como sempre acontece, o país se divide, as torcidas afloram, os “memes” florescem e o país fica sem saber como de fato se portar diante de tanta banalidade, de tanta impropriedade, de tanta vaidade e até incompetência instalada nos altos cargos dos Poderes. Conversando, lendo, ouvindo, falando, já recebi diversas explicações para o fato, a saber: – desde jogada editorial de marketing, passando por armadilha para o próprio STF, fechando com arrependimento por não ter alguém para soltá-lo se o suicídio não se consumasse; esta, junto com o Setembro Amarelo, a ironia mais descabida. Enfim, alinho-me entre os que ficaram perplexos, achando desanimador mais um episódio que só entenderemos – se é que de fato possamos um dia entender, como outros que já foram tão escabrosos quanto, para ficar no período de 2014 para cá – quando e se o Brasil futuramente achar seu eixo. Hoje, esta sequência de episódios apenas retrata o quanto estamos acéfalos de representantes competentes e equilibrados para nos conduzir, nos guiar para um projeto efetivo e um porto seguro. A cada revelação desse tipo, mais distante ficamos de um Projeto de Nação, para nos submetermos a Projetos Pessoais e ou Corporativos de Poder.

Pobre da população brasileira, tão carente de lideranças e modelos para se espelhar e que ainda se ilude com santos, milagreiros e todos os poderosos de plantão, encastelados em nichos e buscando poder pelo poder, poder minúsculo e diminuto. Lamentável!

Assistimos estupefatos àqueles que deveriam zelar pelos atos do Executivo e do Legislativo se digladiarem como os despreparados e desafortunados que juram defender. Cruel!

Pior, o Executivo e o Legislativo, em qualquer esfera, seja no município, no Estado e na Federação, mesmo com as imperfeições do sistema eleitoral, podem ser trocados a cada  quatro (4) anos; o Judiciário e o MP têm outras prerrogativas, que não o voto popular. O que se espera DESTE EPISÓDIO? Aperfeiçoamentos e melhorias nos critérios dos concursos e nas escolhas via listas. O quadro atual é Estarrecedor!

Finalizo com a esperança de que melhores ações destes (MP e Judiciário) possam ocorrer na base, no município em que atuam, pois a ideia de desrespeitar e aviltar a Lei não pode ser dada por quem investiga e julga. O Brasil podia ter passado sem esta, sem este vale tudo, que não vale nada. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por