CIDADE

Vice-presidente do Conselho de Saúde visita UPAs para checar o atendimento

Janete Almeida visitou todas as alas de atendimento, bem como a farmácia, salas de coleta, radiografia e urgência

Marconi Lima
Publicado em 28/11/2019 às 19:28Atualizado em 18/12/2022 às 02:22
Compartilhar

A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janete Almeida, realizou visita técnica nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Parque do Mirante e São Benedito. A conselheira estava acompanhada de membros da diretoria e coordenadora da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), gestora das UPAs. 

Janete visitou todas as alas de atendimento, bem como a farmácia, salas de coleta, radiografia e urgência. “A minha visita foi para checar se o que estava sendo publicado recentemente em redes sociais tinha fundamento, principalmente com relação a medicamentos e limpeza”, afirma Janete.

Sobre as reclamações de falta de medicamento nas UPAs, o farmacêutico Gustavo de Paula Silveira esclareceu que, mesmo que haja atraso pontual na entrega por parte de algum fornecedor, o paciente atendido nas unidades não fica desassistido. “Temos uma Comissão de Padronização que determina, entre outras coisas, que para cada patologia devemos ter no mínimo três opções de medicamentos. Então, se faltou um remédio específico para vômito, por exemplo, aquele paciente ainda terá pelo menos outras duas opções para tratamento. Além, é claro, do fato de trabalharmos com estoque”, destaca Silveira. Ainda sobre os medicamentos, foi apresentado à conselheira o formato de gestão da farmácia, e como é feito o controle de administração ao paciente. Segundo o farmacêutico, atualmente as UPAs contam com dois sistemas informatizados e integrados, que controlam o estoque e a administração dos produtos.

A vice-presidente da Funepu, professora Jeisislei Rocha, que também acompanhou a visita, destaca que, além de cumprir as normas da Vigilância Sanitária, a farmácia está bem adequada ao atendimento da população. 

Com relação ao tempo de espera do paciente, o presidente da Funepu, José Eduardo dos Reis Félix, esclarece que as UPAs trabalham com base no Protocolo de Manchester, que determina o tempo aproximado de espera do paciente de acordo com a gravidade de cada caso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por