CIDADE

Na abertura oficial da Expogenética, ABCZ lança o 2º Sumário de Touros

O material reúne as avaliações genômicas da raça nelore e a avaliação genética de animais brahman, gir, guzerá, indubrasil, sindi e tabapuã

Marconi Lima
Publicado em 17/08/2019 às 13:52Atualizado em 17/12/2022 às 23:30
Compartilhar

Fábio Braga

Material reúne as avaliações genômicas da raça nelore e a avaliação genética de animais brahman, gir, guzerá, indubrasil, sindi e tabapuã

Nesta segunda-feira (19), junto à solenidade de abertura oficial da 12ª Expogenética, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lança a segunda edição do Sumário de Touros. O material reúne as avaliações genômicas da raça nelore e a avaliação genética de animais brahman, gir, guzerá, indubrasil, sindi e tabapuã. O documento também engloba os avanços do Projeto Genômica. 

Ainda durante a abertura da mostra está prevista a palestra “Biotecnologia em Pastagem”, com Éderson Santos, biólogo em agroindústria pela Faculdade Francisco Maeda (Fafran), de Ituverava (SP), MBA em Marketing pela FGV e Especialização em Administração. No mesmo dia os visitantes terão a oportunidade de acompanhar a palestra “Biotecnologia em Genômica”, ministrada por “Thiago Biscegli, zootecnista pela Unesp e especialista em melhoramento.

Sumário. Trata-se de uma parceria da ABCZ com a Embrapa e com o Geneplus. Em menos de dois anos de trabalho efetivo, o banco de dados da ABCZ já desponta entre os principais do mundo em quantidade de avaliações. Até a primeira quinzena de maio, mais de 87,5 mil animais já estavam genotipados e a previsão é de que, até o fim deste ano, essa quantidade ultrapasse 100 mil. 

"Este ano nós mudamos um pouquinho o formato, ao invés do lançamento clássico dos sumários dos diversos programas que participam conosco, nós elegemos o tema técnico acurácia, que será abordado durante uma palestra do professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), doutor Fábio Luiz Buranelo Toral. A ideia é levar ao usuário final da genética a interpretação da predição do valor genético (DEP), associada à acurácia, fator determinante na escolha adequada desta informação”, diz Luiz Antônio Josahkian, superintendente técnico da ABCZ.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por