CIDADE

Começa hoje no Parque Fernando Costa mais uma edição da Expogenética

Feira segue até o dia 25 e reúne os principais programas de melhoramento genético do Brasil, debatendo o futuro da pecuária zebuína

Marconi Lima
Publicado em 16/08/2019 às 21:53Atualizado em 17/12/2022 às 23:27
Compartilhar

Divulgação

Parque Fernando Costa será palco de mais uma Expogenética a partir de hoje, mas com inauguração oficial prevista para segunda-feira (19)

Começa hoje em Uberaba a 12ª edição da Expogenética, feira que reúne os principais programas de melhoramento genético do Brasil e debate sobre os rumos da seleção zebuína. O evento acontece até 25 de agosto, no Parque Fernando Costa. Apesar de a programação ser deflagrada neste sábado, a abertura oficial se dará na segunda-feira (19), em solenidade que deve reunir dezenas de autoridades políticas e lideranças do setor e que acontece, às 8h, no Tatersal Rubico Carvalho. Logo após a cerimônia haverá a inauguração da 2ª edição da ExpoMaq – Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas. 

A programação, mais uma vez, irá contar com o “Prêmio Matriz Cláudio Sabino Carvalho”. Também está programado o Encontro ABCZ Mulher, com grandes discussões sobre como pensar o agro de maneira inovadora. Este ano o evento acontecerá no dia 22 de agosto e espera reunir mais de 1.000 mulheres no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos.

Ainda durante a mostra está prevista a entrega do “Mérito ABCZ Expogenética 2019”. A comenda criada em 2017 é entregue em reconhecimento ao trabalho e contribuição para o desenvolvimento do melhoramento genético das raças zebuínas.

Este ano serão 21 homenageados, como tradicionalmente acontece, e a comenda será entregue durante a divulgação dos resultados do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (Pnat), que será realizada a partir de 8h, no dia 23 de agosto, no Pavilhão Multiuso.

Também consta entre as atrações da feira o Túnel da Genômica, para retratar a evolução da genética bovina no Brasil e a contribuição de Uberaba para o desenvolvimento da pecuária nacional. Gratuita, a atração será montada na central da Alta Genetics (BR-050, km 164), compondo a programação oficial da Expogenética 2019.

Uberaba é considerada a capital nacional do zebu, principal raça de gado de corte no país. O zebu foi introduzido na cidade em 1888, quando a região estava no auge de seu comércio. De lá para cá, muita coisa mudou, desde a evolução da tecnologia, com o advento de computadores e telefones celulares, até a chamada agricultura científica globalizada, a partir da década de 1990.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por