ARTICULISTAS

Os cães de Pavlov

Ivan Pavlov, médico e fisiologista russo, nasceu em 1849 e faleceu em 1936...

Valdemar Hial
Publicado em 30/09/2015 às 19:05Atualizado em 16/12/2022 às 22:03
Compartilhar

Ivan Pavlov, médico e fisiologista russo, nasceu em 1849 e faleceu em 1936. Foi o criador dos “Reflexos Condicionados”. Recebeu o Prêmio Nobel de medicina e fisiologia, em 1904, por seus trabalhos sobre a relação do sistema nervoso com o sistema digestivo. Usou cães em suas experiências. Notou que os animais salivavam, não apenas quando eram alimentados.

Em um de seus experimentos, Pavlov colocou um cão em um quarto vazio e o alimentou. A seguir, mostrava o alimento e tocava uma sineta. Repetiu essa experiência várias vezes até que o cão salivasse, mesmo na ausência do alimento, apenas ouvindo o pequeno sino. Assim, o cão salivava toda vez que ouvia o som da sineta. Deu a esse fenômeno o nome de “Reflexo Condicionado”.

Pavlov realizou várias outras experiências, sempre utilizando cães. Talvez, a mais estarrecedora de todas seja a que descreverei a seguir: Ele punha o animal para se alimentar, mas antes colocava a pata do cão sobre um braseiro. Após repetir esse processo várias vezes, ele observou que o pobre animal antes de se alimentar, colocava, espontaneamente, sua pata sobre as brasas. O cão, por puro reflexo, se sacrificava a fim de conseguir o alimento.

Conta-se que o grande fisiologista inglês Ernest Starling (1866 – 1927), de fé religiosa fundamentalista, foi convidado para assistir à experiência de Pavlov e ao ver o cão pisar na brasa para se alimentar, teria exclamad “Agora eu entendo o sacrifício dos Mártires Cristãos!”.

Starling, certamente, se referia aos cristãos do início da era cristã. Os imperadores romanos para se divertirem e tirarem o foco de suas trágicas administrações colocavam os cristãos nas arenas para serem sacrificados, levando o povo ao delírio. Esses cristãos, na esperança de estarem, após a morte, ao lado de Cristo, caminhavam para o sacrifício entoando cânticos de louvor ao Senhor.

Quanto aos cães de Pavlov, eu os incluo entre os Mártires da Ciência.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por