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Concursos de contos: estímulo à leitura

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 01/06/2021 às 07:10Atualizado em 19/12/2022 às 03:22
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Para que servem concursos de contos? Não existe uma resposta padrão, única ou definitiva. Concursos literários revelam novos autores, consagram escritores, divulgam a literatura e estimulam a leitura. Em muitos casos, se o resultado for favorável, representam prêmios em dinheiro, exposição na mídia e até futuros contratos com editoras. Além disso, eles têm componentes pedagógicos, em especial junto aos mais jovens, capazes de impulsionar o gosto pela leitura, incentivar a produção literária e contribuir na formação do pensamento crítico.

São centenas, talvez milhares, de concursos literários realizados todo ano. Uns são mais famosos, têm projeção nacional, outros têm âmbito regional ou local; todos igualmente indispensáveis. A internet facilitou a participação do público ao democratizar a divulgação e, entre outras comodidades, possibilitar a inscrição por meio eletrônico.

Os concursos mais comuns são os de poesia, de contos, de crônicas e de romances. Existem os concursos de textos especializados, técnicos, ensaios, teses e dissertações. Muitos são realizados por entidades públicas, como órgãos de cultura municipais ou estaduais; outros são promovidos por associações, fundações, sindicatos, escolas e academias de letras. Em muitos, há prêmio em dinheiro; noutros, a publicação dos textos vencedores.

Para o público escolar, no qual se constata um grande grupo com sérias dificuldades na aquisição das competências básicas de leitura e escrita, as alternativas mobilizadas para modificar este panorama são válidas. Os professores precisam de apoio, em termos de políticas públicas, para mudar essa situação desfavorável. Nesse contexto entram as práticas de leitura, de educação literária e de estímulo à produção de textos, levando-se em conta os professores e bibliotecários como mediadores. Há que se valorizar as diferentes práticas discursivas, os diferentes tipos de textos. O conto possui elementos literários específicos que, se bem-trabalhados, podem ampliar as perspectivas culturais dos estudantes, melhorar a aprendizagem, a interpretação de textos e o conhecimento de si mesmos enquanto leitores, produtores de texto e de significados.

Na maior parte dos concursos literários dedicados ao público estudantil, os professores se envolvem diretamente. Trata-se de uma boa oportunidade de aprimorar a discussão sobre obras literárias, apresentando novos autores, novas tendências e, ao mesmo tempo, estimular a produção de textos originais, a leitura e a discussão em grupo.

A Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), que já realizou outros concursos e sempre publicou contos nas páginas da Revista Convergência, reconhece a importância de concursos literários como forma de abrir espaço para futuros escritores. Uma das obrigações da Academia é colaborar com a comunidade visando à formação cidadã. A leitura é parte integrante desse processo — por isso o investimento feito, por isso o empenho de todos na realização do V Concurso de Contos “Meu livro, minha arte”. Esforço recompensado quando se constata a quantidade significativa de inscrições e a boa qualidade dos textos recebidos. Viva a literatura! Que venham outros concursos literários! (Texto publicado na Antologia do Concurso/2021)

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