ARTICULISTAS

Indicações de leitura

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 28/12/2020 às 20:16Atualizado em 19/12/2022 às 05:29
Compartilhar

Quando menos se espera, surge a pergunta: “qual livro você me indica?”. E agora? As pessoas sabem que gosto de livros, que escrevi uns livros por aí, que fui professor durante muitos anos, então contam com a minha ajuda. Nunca nego uma indicação, mas é uma pergunta difícil! Muita gente boa caiu do cavalo ao tentar responder. Tenho de tentar resolver o assunto, isso é, indicar um livro. Vamos lá?

O melhor a fazer é devolver a pergunta com outra pergunta: “que tipo de livros você gosta?”. Dessa forma, aos poucos, vamos afunilando a resposta e as chances de acertar são maiores. Complica quando a pessoa diz não se lembrar do último livro, que raramente lê livros, ou, sobre os livros lidos, diz que não gostou, não entendeu, se perdeu no meio dos personagens, vai saber o que mais! Calma! É normal.

Importante é não desistir: o destino do leitor ou da leitora está em jogo. Quem sabe a pessoa não toma gosto pela coisa? Torna-se amante dos livros e da leitura. Não custa tentar! O lance é acertar a indicação, evitar entornar o caldo, não deixar azedar logo no primeiro capítulo.

Para responder a uma pergunta dessas, é fundamental ter lido uma quantidade razoável de livros ao longo da vida. Ninguém vai indicar se não leu. Eu nunca li Ulisses, a obra de James Joyce, então prefiro não indicar. Sim, é impossível ler tudo o que já foi publicado no mundo! Posso até dizer que é uma das obras mais citadas e estudadas da literatura mundial, mas me abstenho de indicar. Em compensação, li e reli muitos clássicos da literatura brasileira, esses eu indico com vontade, sei do que estou falando. Desde Machado de Assis, lado a lado com Graciliano Ramos, Antonio Callado, Drummond, Mário de Andrade, Clarice Lispector, Carolina de Jesus, Lima Barreto, Cecília Meireles, Rubem Fonseca e tantos outros, inclusive autores que estão começando agora na labuta literária, tem muita coisa boa. Podem acreditar!

Além de autores brasileiros, tem os latino-americanos, os europeus, os africanos, os asiáticos, enfim, escritores do mundo inteiro! Vale a pena conhecer todas as literaturas! Obras clássicas, obras atuais, obras inovadoras… A questão é saber o que agrada aos leitores, o que os emociona, o que os faz refletir sobre si próprios e o mundo em que vivem. Percebeu? A literatura ajuda a pensar!

Tem receita? Tem o livro certo? Não, esse é um terreno insondável, maravilhoso enigmático, inexplicável, misterioso. Tem gosto pra tudo, tem quem aprecie enredos românticos, épicos, poesia, histórias fantásticas, comédia, ficção científica, dramas políticos e por aí afora. E você? Aproveite o fim do ano para ler um livro. Escolha o melhor horário, um bom lugar, de preferência silencioso, e, se quiser, peça uma indicação de leitura.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por