ARTICULISTAS

De noite na praça

Às sextas-feiras, quando ainda não tínhamos idade para assistir aos filmes proibidos para menores de 18 anos

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 22/02/2020 às 09:53Atualizado em 18/12/2022 às 04:26
Compartilhar

Às sextas-feiras, quando ainda não tínhamos idade para assistir aos filmes proibidos para menores de 18 anos, nos encontrávamos para conversar sobre as voltas que o mundo dava. Após jantar, nos dirigíamos à praça da matriz. Cinco, seis, sete amigos… Alguns eram mais constantes, outros apareciam esporadicamente. 

Alguém sempre levava um violão, comentava as notícias do Chile, as eleições na França, o que leu no Pasquim ou no Bondinho, e fazia elogios ao último livro do Rubem Fonseca. Aguardávamos ansiosos pelas novas músicas do Milton, do Caetano, do Gil e queríamos saber por onde andava o Vandré. Debatíamos quem era a melhor intérprete da MPB: Elis Regina, Gal Costa ou Nara Leão? Conversas intermináveis que se cruzavam interligando política, arte, comportamento e as perspectivas: as viáveis e as improváveis. Qual futuro nos aguardava? Diante de um regime fechado e retrógrado, haveria amanhã que nos interessasse?

Os debates, às vezes exaltados, seguiam noite afora. Alguém sempre achava Trotsky melhor do que Stálin e vice-versa. Sabíamos que a Guerra do Vietnã estava chegando ao fim com a derrota dos norte-americanos e que depois seria a vez da África se libertar do neocolonialismo…

A fonte luminosa já não jorrava luz nem água há muitos anos, mas lá estavam os canos entupidos e o esqueleto carcomido de algo que não fazia parte da nossa memória, partes enferrujadas de um tempo que não era o nosso. Na dúvida, sem saber se voltaria a funcionar ou não, melhor não nos sentarmos nas muretas do antigo laguinho. Por que a fonte não tinha água? A nascente secou? Ou fecharam para evitar que os mendigos se banhassem ali? Para evitar que os cachorros vadios bebessem a água da fonte?

Na rua de baixo, o movimento não parava. Às 22h, terminava a sessão de cinema e muitos iam à pizzaria, outros ao bar tomar uma xícara de café antes de decidirem seguir roteiros diversos. Na parte alta da praça, na torre da igreja matriz, o relógio nos lembrava das horas. Eram batidas melancólicas e insistentes, tentativas inúteis de regular a vida, mas às sextas-feiras não tínhamos hora para voltar pra casa.

A violência criminal estava restrita a esquinas escuras da cidade. Nas casas de família, a violência era outra: sutil, disfarçada e hipócrita. No mais, alguém pulava o muro de uma residência para furtar roupas, periquitos australianos ou uma carteira de dinheiro esquecida de forma displicente, dentre outras puladas de muro. 

Ora ruidosos e falantes, ora silenciosos e pensativos, nos sentávamos nos degraus do Obelisco da Modernidade, comemorativo de uma data ou fato que não nos dizia respeito. A culpa pelo desconhecimento da história não era exclusivamente nossa. Nunca se discutiam assuntos contemporâneos em sala de aula. Por isso, a dificuldade com os vínculos, mal criávamos raízes. Assim que possível, iríamos embora. Não sabíamos para onde, apenas que tínhamos de ir.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por