ARTICULISTAS

Retrospectiva sentimental

O fim do ano chegou. É hora de relaxar e de fazer retrospectivas

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 28/12/2019 às 09:58Atualizado em 18/12/2022 às 03:07
Compartilhar

O fim do ano chegou. É hora de relaxar e de fazer retrospectivas. Aproveite que todo mundo estará preocupado com contas, compras, índices econômicos, amigo secreto, confraternizações etc. e faça uma análise sentimental do ano que se encerra. Brigou com alguém? Deu murro em ponta de faca? Estapeou um desafeto? Deu chutes e cotoveladas? Engoliu desaforos? Desacatou o juiz? Comprou uma lembrancinha para o primo que te irritou o ano inteiro por causa de política? 

Fim de ano pede balanços, avaliações, fechamento do caixa e conferência de estoques. A época é propícia para traçar planos, analisar expectativas e aventurar-se. É hora de consultar os oráculos, as cartas do Tarô, os búzios e os horóscopos. É importante tentar adivinhar o futuro. Nunca se sabe!

Sobrou algum dinheirinho no caixa? Guardou moedas no cofrinho? Arrisque um palpite na loteria. Recorra à numerologia. Olhe as nuvens: o que dizem? Vai viajar para o litoral ou vai para um retiro espiritual nas montanhas? Comprou a garrafa de espumante para estourar aos 59 minutos da vigésima terceira hora? Hora fatídica! Sabe as preocupações bestas? Livre-se delas! Jogue fora o entulho tóxico que você acumulou. O ano só tem um dia 31 de dezembro. Aproveite o fato de você ter chegado até aqui.

Quantos livros você leu durante o ano? Leu algum livro de poesia? Quantos livros você deu de presente? Ouviu música? Música criativa, sem machismo ou preconceitos embutidos — não aquelas porcarias que se ouve involuntariamente de madrugada quando passa um carro com o som nas alturas. Foi ao cinema? Faça uma lista dos filmes que você mais gostou. Foi ao teatro? Amou? Foi amado? Convidou alguém pra sair? Foram jantar fora? Viajaram juntos? Quantas figurinhas alegres você mandou para os amigos nos aplicativos de mensagens? Quantas vezes você pensou em sair das redes sociais só porque ninguém curtiu aquela postagem genial que já se perdeu no emaranhado tecnológico dos algoritmos?

Tem passarinhos presos em gaiolas? Aproveite para soltá-los. Reduza ou elimine o consumo de carne no próximo ano. Dê um abraço gostoso em alguém. Leia pelo menos um artigo sobre as mudanças climáticas. Não acredite em quem diz que isso é invenção de “comunista”. Tente se informar sobre a política na América Latina. Grandes mudanças podem acontecer de um ano para o outro. Porque a coisa está feia e você não vai querer ficar por fora, não é? Não é possível lavar as mãos e fingir que não é com você. 

Experimente uma faxina sentimental. Faça um minuto de silêncio pelas pessoas queridas que se foram. Cuide da natureza como um ato político e não se deixe enganar por estúpidos sabichões. Quer alguns conselhos? Não solte fogos, não acredite em tudo que aparecer nas redes sociais, lute pelos seus direitos, faça caminhadas e ouça mais música. Música boa e em baixo volume, por favor!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por