ARTICULISTAS

Solicitações urgentes

O que vou expor a seguir é um abaixo-assinado que encontrei debaixo da porta de entrada da minha casa

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 05/10/2019 às 10:59Atualizado em 18/12/2022 às 00:47
Compartilhar

O que vou expor a seguir é um abaixo-assinado que encontrei debaixo da porta de entrada da minha casa. Não sei quem deixou lá nem quando foi, pois não costumo olhar debaixo da porta depois que passei a ler as notícias pelos meios digitais. Como não tenho câmeras instaladas, fica o mistério sobre a origem do documento. Não há remetente, mas o destinatário é o poder público. Peço licença aos meus leitores para usar este espaço e divulgar alguns trechos. Evitei as aspas. Vamos a ele! 

Considerando que o clima tem se comportado de maneira cada vez mais quente, imprevisível e instável, solicitamos, em caráter de urgência, que sejam plantadas mais árvores em todo o espaço urbano. Esta é uma solicitação imprescindível! Mas não se trata de sair por aí plantando árvores de qualquer jeito, de qualquer tamanho, em qualquer lugar; é preciso agir com critérios e com a participação das comunidades. Caso não saibam, existem pesquisas e estudos capazes de subsidiar as ações necessárias ao sucesso do empreendimento. Ah, não adianta plantar árvores no período seco, isso é jogar dinheiro fora, ainda mais em tempos de escassez do numerário público.

Considerando que há reclamações recorrentes a respeito do trânsito terrível, que mata, fere, causa prejuízos etc., solicitamos, por mais óbvio que pareça, maior investimento em transporte coletivo de qualidade, com itinerários mais viáveis, visando ao interesse público. Afinal, a população se desloca para trabalhar, para consumir, para estudar, e o transporte coletivo só melhoraria a circulação, o trânsito, a economia, além de inevitavelmente diminuir os acidentes. Para complementar esta parte, faz-se forçoso implantar ciclovias — equipamento barato, eficaz, legal, gostoso… Só não investe nisso quem não está nem aí!

Considerando que inúmeros conflitos existentes atualmente são causados por aglomeração de pessoas, de casas, de estabelecimentos comerciais, ruas apertadas, falta de área verde etc., solicitamos o aumento considerável dos passeios, das praças, dos parques etc. Faz-se necessário e urgente ampliar, no mínimo, as calçadas, visto que correm rumores de que alguns cidadãos deslumbrados desejam sua redução. É preciso, pelo menos, dobrar o espaço delas. Muitas das calçadas não comportam carrinhos de crianças, não permitem a livre circulação de cadeirantes, a prática de caminhadas e outras atividades saudáveis. Sua ausência ou seu tamanho reduzido obriga as pessoas a ficarem em casa, vendo TV, escutando música alta, tristes, macambúzias, brigando com a família… Sem falar da impermeabilização. Uma lástima!

Educação de qualidade não faltou no pedido. Por sinal, isso pode contribuir para o entendimento das solicitações. Os que assinaram exigem mais escolas públicas, professores mais bem remunerados, mais bibliotecas, teatros, galerias para exposições, estímulos e espaços destinados às artes e à cultura, pensamento crítico… 

Paro por aqui, mas a lista é grande. Se alguém ler este texto e souber quem são os autores, por favor, peça que entrem em contato, pois também gostaria de assinar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por