ARTICULISTAS

É fogo!

Renato Muniz Barretto de Carvalho
Publicado em 08/09/2019 às 09:22Atualizado em 18/12/2022 às 00:04
Compartilhar

Eis uma palavrinha rica em significados: “fogo”. São apenas quatro letras, sendo uma delas repetida, duas sílabas e muitos problemas. Tem pra todo gost de cachaça a excitação sexual, de religião a meio ambiente. Não é admirável? Os dicionários dizem que sua origem é o latim: focus. Como substantivo, refere-se ao resultado da combustão, a incêndio, a tiro de arma de fogo, calor, brilho, luz etc. Nos tempos do Brasil Colônia, a palavra era muito comum para se referir às casas de família em uma vila.

O fogo esteve ligado ao suplício dos condenados à morte na fogueira — afinal, na Idade Média se acreditava que o fogo limpava, purificava a alma perversa. Os condenados geralmente eram mulheres. Se fossem inocentes iam para o céu; se fossem culpadas, iam para o inferno e o pecado expurgado. Eu, hein! Ainda bem que essa ideia ficou restrita à Idade Média, não é?

Ah, como interjeição, “fogo” também significa decepção, espanto, desagrado e indignação. É fogo!

Entre o terror, que provoca medo e ódio, e o prazer, fico com os ardores da paixão, com os entusiasmos do amor e a alegria da vida. Cada um com suas escolhas. Prefiro Camões e seu “Amor é um fogo que arde sem se ver / É ferida que dói, e não se sente / É um contentamento descontente / É dor que desatina sem doer.”. Mas deve-se reconhecer: há os que, ainda presos ao passado medieval, acham que o fogo vai limpar tudo, inclusive as próprias impurezas. É fogo!

Ao contrário do que o senso comum apregoa, fogo não é tudo igual. Tem de vários tipos; fogo tem classe social, tem lado político, tem ideologia e diferenciação ambiental. É pedagógic desde menino nos ensinam que não devemos brincar com fog “Quem brinca com fogo faz xixi na cama!”.

Fogo é arte, pode ser algo bonito, intrigante ou terrível. Pintores retrataram chamas, fogaréus, incêndios e fogueiras de inúmeras maneiras. Rene Magritte, o genial pintor belga, pintou a tela “O Fogo” em 1943. “O Grito”, a famosa obra expressionista do norueguês Edvard Munch, mostra tons de um fogo assustador no céu: as “línguas de fogo”, conforme suas próprias palavras. Mas não foram poucas as ocasiões em que o fogo destruiu obras de arte, museus, livros, teatros… Eu cuspo fogo quando leio uma notícia dessas.

Tem fogo provocado por criminosos, por desastrados, por ignorantes. Há insensatez nas queimadas feitas com intenção de limpar áreas para pastagem e lavouras. Tem fogo colocado por miseráveis que, sem dinheiro para comprar gás, cozinham com lenha ou fazem fogueiras para se esquentar em noites frias. Tem fogo natural, que se inicia devido a descargas elétricas, à sequidão etc. Tem fogo provocado por pessoas desonestas, por irresponsáveis, por gananciosos. Hoje, incendiar florestas é o que de mais atrasado e estúpido existe.

Fogo, melhor o da paixão!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por