ARTICULISTAS

Fista - 70 Anos

Festa linda! Muito calor e emoção. Explosão de alegria na confraternização entre ex-professores e ex-alunos

Maria Antonieta Borges Lopes
Publicado em 12/11/2019 às 20:10Atualizado em 18/12/2022 às 01:53
Compartilhar

Festa linda! Muito calor e emoção. Explosão de alegria na confraternização entre ex-professores e ex-alunos dispersos, próximos e reaproximados por essa rara oportunidade dada para um reencontro, exatamente naquele espaço especial de nossas memórias: a Comunidade de Santo Tomás de Aquino, das Irmãs Dominicanas iniciadoras e continuadoras da Missão iniciada em 1885. Cabelos brancos e coloridos misturavam-se entre abraços e exclamações de surpresa e felicidade. E foram chegando as memórias, as lembranças das emoções ali vividas juntas, como colegas, como professoras e depois como amigas ainda próximas, ou distanciadas pelo trabalho profissional, casamentos, mudanças, transferências. No calor da conversa, na tagarelice típica de colegas que retornam de longas férias foi difícil ocupar os lugares no salão, cumprindo o horário de início da programação. Todos queriam continuar buscando uns aos outros e “curtindo” o reencontro.

Na tela, a histórica frase de Monsenhor Juvenal Arduini: A FISTA NÃO FOI. A FISTA É e as fotos das ex-diretoras: Madre Ângela – a fundadora –, Madres Tarsila, Georgina e professora Elsie Barbosa. Em nossa memória, os ex-professores: Irmãs Loreto, Rafael, Ester, Isolina, Lúcia, Pe. Prata, Juvenal Arduini, José Mendonça e Olavo Andrade. Acompanhando o vídeo, a fala concisa, simples e verdadeira de Irmã Glícia. Nos intervalos, a presença forte e o vozeirão do Madureira, trazendo-nos poemas e cantos que povoaram nossas cabeças naqueles idos tempos. Relembravam nossas utopias, nossas ilusões perdidas? Não. Os depoimentos de muitos dos presentes afirmavam a continuidade dos princípios éticos, dos valores que, plantados como sementes, hoje são árvores, sombras e frutos. Durante muitos anos, a grande maioria dos professores de nossas escolas era formada por egressos da FISTA.

A transição e a transferência da Biblioteca e dos cursos ofertados para as Faculdades Integradas de Uberaba – FIUBE –, hoje UNIUBE, em 1982, também foi lembrada na fala de Irmã Glícia, com um toque de tristeza e emoção contida, mas consciente de que, naquele momento, foi a escolha necessária. Nas interferências da plateia, uma palavra esteve sempre presente – gratidão. Palavra que também permeia esse texto. Às Dominicanas devo toda minha formação profissional e humana. Tenho como lema da minha vida que “não há paz sem justiça”.

Pessoalmente, levo do encontro a lembrança e a alegria de ter reencontrado muitos ex-alunos de História, que ali estavam afirmando sua crença de que são vencedores, tendo feito a escolha de ser professores. 

(*) Professora de História. Turma 1962

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por