ARTICULISTAS

Minas Gerais

Ricardo Cavalcante Motta
Publicado em 12/12/2020 às 12:23Atualizado em 18/12/2022 às 11:23
Compartilhar

Oh! Minas Gerais...quem te conhece não esquece jamais. Não é em vão que dizem, em Minas há muitas Minas. E quem conhece essas Minas é privilegiado. É o lugar mais completo do planeta pela diversidade que se dá.

O mineiro, desconfiado e de fala própria, inconfundível, é simpático, mas orgulhoso, e é tinhoso do caipira ao banqueiro. Tem história, realço a da liberdade só para registrar. Aportou nessas plagas agraciado com todo tipo de riqueza mineral, no berço da água doce que brota do cerrado, tão rico e diversificado em fauna e flora.

Não tem mar porque tem incontáveis cachoeiras cada qual mais linda, tem também termas terapêuticas para curar e relaxar. Tem vista do belo horizonte das montanhas, das planícies, tem palmeiras, canário, sabiá.... Pode se rodar o mundo, mas onde se abriga tanta magia num só lugar como em Minas não há.

Minas de tanta fé, de tantas crenças, de tantas igrejas, Minas barroca de toda arte, sacra, artesanal.... Minas de muitas letras, dos Grandes Sertões, Veredas, dos Chapadões... De muita música, do violão da viola, da dança moderna no corpo vivo. Minas do nativo, do português, do africano, do italiano... Mas Minas Gerais do sabor do paladar, da culinária, essa de tão típica, gostosa e diversa ninguém pode superar.

Queijos que aos melhores do mundo podem se equiparar. Do pão de queijo, das quitandas, doces, do franguinho, do lombo, do torresmo, do tropeiro, do fogão a lenha e tudo mais que é impossível elencar.

Cachaça tão boa e nobre que houve tempo em que jamais seria de se imaginar pudesse ser comparada com bebidas já pelo mundo consagradas. Afinal, Minas tão jovem tem atributos como de povo milenar. Minas das alegrias, da viola, do violão, do forró, do truco, da seresta, da catira, das folias de Santo Reis... Minas de tantos grãos, do café, do leite, do cavalo de passo fino, do Zebu a se espalhar.

Minas tão diversa e espetacular que nesse pequeno espaço não dá para detalhar, não fosse o uso das reticências seria impossível até mesmo isso esboçar. Enfim, convenhamos, esse mundo é de muitas belezas, sabemos, mas como Minas não há local que Deus brindou com tanta graça em um só lugar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por