GERAL

247 residencias em Uberaba serão pesquisadas pelo IBGE sobre a Covid-19 nos próximos meses

Publicado em 06/05/2020 às 21:37Atualizado em 18/12/2022 às 06:09
Compartilhar

O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) irá realizar uma pesquisa, via telefone, em parceria com o Ministério da Saúde. Cerca de dois mil agentes do IBGE já começaram a telefonar para 193,6 mil domicílios distribuídos em 3.364 municípios de todos os estados do país. Moradores de Uberaba também farão parte do recorte da pesquisa.

Na cidade serão pesquisados 247 domicílios e os mesmos serão acompanhados por cerca de 5 meses.

A coleta de dados, iniciada esta semana, é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), porém voltada para a Covid-19. O levantamento tem o intuito de quantificar as pessoas com sintomas da doença, além de traçar os impactos da pandemia no mercado de trabalho.

A entrevista é realizada por telefone para resguardar os moradores e os entrevistadores durante a pandemia. Conforme informações do IBGE, as entrevistas duram aproximadamente 10 minutos e os moradores que receberem o telefonema podem confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site “Respondendo ao IBGE” ou do telefone 0800 721 8181. Basta informar matrícula, RG ou CPF do entrevistador.

Além de informações sobre sintomas associados à Covid-19 e as providências tomadas em caso de sintomas. A pesquisa também busca obter informações para sobre aqueles apresentaram sintomas e procuraram algum estabelecimento de saúde, sendo investigado o tipo de local procurado. Adicionalmente, a o levantamento pretende monitorar as transformações ocorridas no mercado de trabalho brasileiro durante a pandemia.

Sigilo das informações

Segundo o IBGE, todas as informações coletadas têm confidencialidade garantida pela Lei 5534/1968, do sigilo da informação, e garante que os dados só podem ser utilizados para fins estatísticos. Os dados também não são entregues para nenhum outro órgão e seguem os Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU).

A pesquisa irá colaborar para que IBGE, governo e sociedade, assim como entidades públicas e privadas, tomem decisões de combate à pandemia pautadas em dados. As informações devem permitir o monitoramento tempestivo de indicadores socioeconômicos durante a pandemia, além de informações semanais e mensais sobre o que está ocorrendo com o mercado de trabalho brasileiro, sobre emprego, desemprego, informalidade e renda do trabalhador.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por