ALTERNATIVA

Governo estuda novos incentivos para imóveis inventariados pelo Conphau

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 21/06/2022 às 22:36Atualizado em 18/12/2022 às 22:09
Compartilhar

Governo Elisa estuda novos incentivos aos proprietários de imóveis tombados ou inventariados no município. Revelação foi feita pelo presidente do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, o temido Conphau, em entrevista ao programa O Pingo do Jota, da Rádio JM. Segundo Luiz Mário Molinar, a intenção é despertar no proprietário o interesse por conservar o imóvel, com orgulho e satisfação. Esses novos incentivos poderão vir juntamente com o projeto Reviva Centro, destinado à revitalização da área central da cidade.

Oremos!

ME ENGANA…

Ainda de acordo com o presidente do Conphau, não se justifica manter apenas a parede frontal de imóveis inventariados, como se vê em vários pontos da cidade. Tem toda razão. Ou o imóvel tem valor histórico, ou vamos apenas preservar o “fachadismo”. É a tal história: “me engana que eu aceito”.

NO CHÃO

Sabe aquele palacete amarelado na rua Tristão de Castro, que pegou fogo algum tempo atrás? Pois é. Segundo Luiz Mário Molinar, o prédio terá de ser demolido, porque representa risco de desabamento e danos ao imóvel vizinho. Mas, os proprietários serão penalizados por abandono do palacete, e terão de pagar multa em valor igual ao seu preço de mercado. Algo inédito em Uberaba: a punição ao dono do prédio inventariado.

NOVO FORMATO

Por outro lado, Luiz Mário Molinar contou que o imóvel da rua Artur Machado, ao lado da Choperia do Mário e conhecido como “casarão do Bin Laden”, será transformado em prédio com 6 andares. A fachada será preservada. Projeto já foi aprovado pelo Conphau.

POR QUÊ?

Sabe por que os proprietários de imóveis inventariados têm de requerer anualmente a isenção do IPTU? Porque é a oportunidade do Conphau vistoriá-los e checar se estão em boas condições de uso de conservação, para fazer jus ao benefício.

FORA!!!!

Departamento de Posturas do município foi ao Hospital São José na manhã desta terça-feira e notificou o proprietário a retirar os tapumes instalados na calçada, uma vez que não havia autorização da Prefeitura para instalação dos mesmos. Se o proprietário não cumprir a notificação no prazo, está sujeito ao pagamento de multa, que pode chegar a até R$ 9 mil.

NOSSA VEZ

Será assinada nesta quinta-feira a carta de intenções que colocará Uberaba como aspirante a um selo da Unesco como geopark mundial. A partir daí vamos ficar todos na torcida!

BOAS NOVAS

Nesta terça-feira, em BH, a prefeita Elisa apresentou o maior “case” de sucesso tecnológico de Uberaba em todos os tempos: a oferta de licenciamento ambiental on-line, através do software “sua empresa licenciada em clicks”. A apresentação se deu no evento Minas Avança Cidades, promovido pelo governo do Estado. Interessante que esse software foi criado pela Codiub em 2019, e desde então mais de 3,2 mil empreendimentos já foram beneficiados. Além da agilidade, esse licenciamento ambiental online acrescentou transparência e redução de custos tanto para as empresas, quanto para a gestão pública, principalmente com a eliminação de papel. Elisa ainda destacou outras vantagens desse licenciamento on-line, como redução dos prazos de análise dos processos e facilidade nos seus trâmites. Esse licenciamento on-line já deu a Uberaba o prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor, na categoria Inovação e Sustentabilidade.

VIVA A GREYCE!

Olha a diferença: enquanto Uberaba ganhou 17 novas viaturas (graças à ação política do deputado Zé Silva), a deputada federal Greyce Elias entregou segunda-feira às forças de segurança de Patrocínio uma verdadeira bolada em investimentos. Para a Polícia Militar foram entregues óculos de visão noturna e viaturas (incluindo SUVs e motocicletas Honda XRE 300). Além disso, entregou ao Pelotão dos Bombeiros um caminhão auto-bomba, tanque salvamento, um caminhão Volkswagen modelo 17.280, viatura multifuncional, utilizada no combate a incêndios e salvamentos de diversos tipos. Caminhão de médio porte com cabine dupla que transporta a equipe para socorro, com reservatório de água para 5 mil litros, juntamente com sistema de bomba que proporciona potência e autonomia no combate a incêndios. Não acabou não. Para a Delegacia Regional de Patrocínio foram entregues um fuzil, duas sub metralhadoras, nove pistolas e uma viatura, sem contar um veículo Doblô, entregue para servir ao trabalho de instruções do programa de resistência às drogas (Proerd), e uma blazer blindada para a Polícia Rodoviária estadual de Patrocínio. Não acabou. Greyce Elias ainda destinou R$ 1,850 milhão para equipar o helicóptero Pégasus, para realizar voos noturnos com segurança e atender toda a região do Triângulo e Alto Paranaíba. Esse helicóptero tem sua base em Uberlândia.

TINTIM

JORNAL DA MANHÃ dá a largada nesta quarta-feira para a grande festa de comemoração do seu Jubileu de Ouro. O “chá das madrinhas” marca a contagem regressiva para o mega evento que será realizado no dia 23 de julho, às 20h30min, no Centro de Eventos da ABCZ. Sob a coordenação de Raquel Ribeiro e Larissa Prata, o chá das madrinhas vai reunir as locomotivas da festa, a partir das 14h30min, para o brinde inicial. Antecipadamente, agradecemos a todas as nossas madrinhas pelo engajamento e parceria para transformar os 50 anos do JM no maior evento social de Uberaba em 2022.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por