ALTERNATIVA

Seplan retoma tratativas sobre revitalização do Centro de Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 16/06/2022 às 20:36Atualizado em 18/12/2022 às 22:18
Compartilhar

Revitalização do centro da cidade voltou à pauta da Secretaria de Planejamento, depois de quase dois anos hibernando. Esta semana a secretária Isabella Nascimento se reuniu com empresários da construção civil para discutir o assunto. Certamente, a secretária irá se reunir também com outros segmentos interessados em requalificar a área central, como Aciu, Sindicomércio, CDL, dentre outros. Da forma como está é que não pode continuar, como bem ressaltou o presidente Anderson Cadima esta semana, em entrevista à Rádio JM.

CARA NOVA

A ideia da secretária Isabella Nascimento é dar uma cara nova ao centro da cidade, com foco específico na redução dos vazios urbanos e aproveitamento racional dos imóveis desocupados, que não são poucos. Para isso, será necessário rever a enorme lista de prédios tombados e inventariados, assim como criar incentivos fiscais para quem se dispuser a investir no centro da cidade. E, claro, tornar a região central mais bonita e atrativa. Do jeito que está, quem se anima a descer do bairro até Artur Machado e arredores para passear ou fazer compras? Morar ali, então, nem se fala…

CONVERGÊNCIA

Tanto quanto alertou o presidente da Aciu na entrevista à Rádio JM, os empresários da construção civil ressaltaram as dificuldades em investir na região central de Uberaba, por causa da relação gigantesca de prédios tombados ou inventariados. Mas, segundo o superintendente de Planejamento Urbano e presidente do Conphau, Luiz Mário Molinar, muitos imóveis poderiam se tornar centros comerciais ou ter outra finalidade com aproveitamento arquitetônico. “Isso faria com que hoje áreas que têm apenas imóveis abandonados fossem economicamente viáveis”, observou. O problema é justamente achar o meio termo para viabilizar os investimentos. Uma das opções dadas pelo presidente Cadima, na entrevista, foi rever um a um os imóveis relacionados pelo Conphau ao longo da história e manter na lista de inventariados ou tombados apenas aqueles com real valor para a memória da cidade. Tudo justificado, de acordo com dados técnicos e documentos atestando sua importância histórica.

A VOLTA DAS FEIRAS

Vereador Almir Silva rasgou o verbo contra a volta das feiras de malhas a Uberaba. Esta semana, Almir destacou durante sessão da Câmara que esses feirantes vêm de outras cidades para vender mercadoria mais barata aqui. “E vendem mesmo, porque não têm despesa alguma com impostos, aluguel, salários. Vendem, colocam o dinheiro no bolso, e vão embora. Não pagam nada para a cidade de Uberaba. Não contribuem com o desenvolvimento da cidade. Fazem concorrência desleal com os comerciantes estabelecidos na cidade, que pagam impostos, luz, aluguel, água… Eu queria que a Prefeitura, CDL, ACIU e as entidades de classe possam ser mais firmes para impedir que essas feiras venham para Uberaba. E aqueles que vivem dando liminar para possibilitar a realização dessas feiras, espero que vocês pensem bem antes de conceder essas liminares, porque vocês estão tirando o dinheiro da cidade de Uberaba” - disparou o vereador.

MUDANÇAS NA SAÚDE

Irálio Fedrigo está deixando a coordenação do complexo regulador de leitos, cargo que vinha ocupando desde junho do ano passado. Na verdade, Irálio pediu para deixar a coordenação e voltar ao seu cargo de origem. Ele é farmacêutico, aprovado em concurso. Com isso, ele poderá exercer, também, atividade profissional na Uniube em outro período.

Para a coordenação da regulação municipal de leitos foi nomeada interinamente Tacimara de Oliveira Reis, que vai acumular a função com a de chefe do departamento de atenção básica.

AGILIDADE

Por falar na Saúde, o secretário Sétimo Bóscolo Neto acredita que em muito breve a população sentirá os resultados das mudanças que estão sendo implementadas no atual modelo de atendimento nas UBS's. Dentre os avanços previstos, ele cita a marcação pré-agendada de consultas (em fase de experiência em algumas unidades), para trazer mais conforto para os usuários. “Além disso, alguns processos de credenciamento de profissionais estão em fase final de execução para preenchimento das faltas que temos nas unidades. Acredito que no início de julho próximo já teremos realizado a reposição desses profissionais” - destaca o secretário.

POR QUE NÃO?

Uberaba recebe mensalmente R$ 1.700,00 por equipe de Estratégia em Saúde da Família. Considerando que o município conta com 51 equipes, o repasse federal corresponde a R$ 86 mil mensais. O ex-conselheiro estadual de Saúde, Jurandir Ferreira, sugere a utilização desses recursos para compra de computadores para equipar melhor as UBSs, e agilizar o preenchimento de informações sobre o atendimento prestado aos pacientes. A falta de bons computadores nos postinhos foi um dos principais problemas elencados pelo secretário Sétimo Bóscolo Neto, para justificar o atraso no repasse das informações ao Ministério da Saúde. Esse fato colocou Uberaba num dos piores lugares no ranking de atendimento em saúde no país.

EMPECILHO

No entanto, o secretário Sétimo explica que “esse recurso financeiro oriundo do Ministério da Saúde para as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) vem através do programa INFORMATIZA APS (Atenção Primária à Saúde) e é destinado a despesas estritamente de custeio, e não de investimento. Compra de equipamentos é investimento.” Paralelamente, Sétimo pondera que “esses equipamentos têm uma vida útil média muito baixa, pela intensa utilização e consequente necessidade de reposição de peças pelo desgaste. Esses equipamentos se tornam obsoletos rapidamente”.

AGORA SIM!

Rotatória da ABCZ ganhou “olhos de gato” sinalizando a mureta do canteiro central. Agora, sim!

É O CARA!

Querendo voltar à Presidência da República, Lula esteve em Uberlândia na quarta-feira para ato público de lançamento da pré-candidatura de Alexandre Kalil ao governo de Minas. A certa altura do seu pronunciamento, Lula se desmanchou em mimos ao ex-prefeito Anderson Adauto. Confira o víde

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por