JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 26 de fevereiro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Articulistas

Outros Articulistas

Esther Luisa Hercos Fatureto

Acorda o olhar aprendiz

Nós nascemos e morreremos aprendendo algo, de bom ou de ruim. Qual o ensinamento que nós devemos seguir? A escolha é nossa, só nossa, em qualquer idade podemos aprender algo, “a beleza de ser eterno aprendiz”, já dizia Gonzaguinha.

Na Medicina aprendemos teorias e práticas médicas, mas poucos são os professores da arte médica, de carinho, respeito e atenção ao ser humano. Nós tivemos alguns que nos ensinaram estas artes; um deles foi Dr. Edson Luiz Fernandes. Sorte de quem teve a chance de ser seu aluno, de participar de corridas de leito ao meio-dia; eu morria de sono, mas ele fazia tudo acontecer tão facilmente. Gentileza e objetividade eram suas características. Nem me lembro dos ensinamentos técnicos direito, lá se vão trinta e cinco anos ou mais, mas eu me lembro perfeitamente da gentileza.

Aprendi com ele a receber meus pacientes de pé e me despedir deles, levando-os até a porta. Para mim isto é gentileza, coisa básica, mas pouco praticada. Sempre que pude, eu falei a ele da minha admiração e como foi importante na minha formação.

Agora ele se foi... Deus estava precisando de um anjo médico gentil no céu. Que sorte a dele, vai fazer parte da equipe celestial agora. Seja luz, Professor!

Se nós temos a chance de aprender a tratar outro ser humano com gentileza e não o fazemos, estamos perdendo tempo nesta vida.
 
Em qualquer profissão gentileza abre portas e corações, brutalidade e grosserias as fecham, com certeza.

Gentileza, ética, honestidade são palavras de ordem meio fora de uso nos tempos atuais. Posso estar meio fora de moda, mas eu continuo a ensinar isto para as minhas filhas.

Vai que a moda volta, né?

(*) Médica oftalmologista, ex-aluna do Dr. Edson Luiz Fernandes

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ. O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.
DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia