ARTICULISTAS

Liberdade e fidelidade

Dom Paulo Mendes Peixoto
Publicado em 24/06/2022 às 18:35Atualizado em 18/12/2022 às 22:03
Compartilhar

É até difícil entender o significado de liberdade na realidade moderna, principalmente porque está muito esvaziado o sentido de fidelidade e de compromisso verdadeiramente sérios. Supõe-se que todas as pessoas têm capacidade para fazer suas escolhas na vida real, num caminho vocacional, para realização pessoal. A liberdade vem de dentro da pessoa e se expressa concretamente na fidelidade.

A fidelidade dá à liberdade o perfil de sua identidade. É o que aconteceu na vida e vocação dos profetas, pois cumpriram uma missão que teve sua origem numa experiência concreta de vida com Deus. Assim, podemos dizer que a liberdade e a fidelidade vêm de Deus e supõem seguimento aos princípios e projetos divinos para conduzir a humanidade no caminho do bem.

Estamos próximos do mês de agosto, chamado de mês vocacional, propriamente de descoberta do projeto de Deus para a vida das pessoas. A vocação é uma escolha diante da infinidade de caminhos para a realização humana, individual e comunitária. Supõe abandono e desapego de muitos outros projetos, todos eles bons, para ser fiel àquele escolhido com plena liberdade.

O projeto histórico da salvação passa pela liberdade das pessoas, daquelas que assumem com fidelidade sua vocação. Projeto de justiça e de superação da prática constante de corrupção na qual a humanidade está tão envolvida. Os desvios são frutos de infidelidade aos indicativos de Deus para a salvação. Isso envolve as lideranças que se colocam à frente de uma Nação, Estado ou Município.

Há uma grande influência de propostas contrárias ao projeto de Deus, que deixam as pessoas abaladas e cheias de dúvida a ponto de influenciar em suas decisões. Não é muito saudável ficar exposto a certos tipos de escravidão, de exigências e leis pesadas, imiscuído numa liberdade fragilizada e sem capacidade para a via da fidelidade. A liberdade trazida por Cristo supõe maturidade e responsabilidade.

O seguimento de Jesus Cristo significa e depende de abrir os olhos e ouvidos e de prontidão permanente diante das hostilidades que rodeiam o ser humano. Certos atos são prejudiciais à liberdade e à autonomia, porque impedem a pessoa de ter capacidade para responder fielmente ao chamado de Deus. Sem ter uma autêntica liberdade, a resposta de vida feliz fica sempre fragilizada.

Dom Paulo Mendes Peixoto

Arcebispo de Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por